Sant’Anna: genética de qualidade
A Fazenda Sant’Anna completa, neste ano, 40 anos de seleção. Ao longo desse período, a marca despontou por proporcionar ao cliente uma genética consistente aprimorada pela qualidade. O reconhecimento ultrapassa o pasto nacional e também predomina em terras estrangeiras. Administrado por Jovelino Carvalho Mineiro Filho, o criatório produz animais das raças Nelore, Brahman e Gir Leiteiro com uma genética diferenciada. Quem investe nos exemplares da marca, busca a produção de machos e fêmeas com aprumos resistentes, prepúcio corrigido, precocidade sexual, ganho de peso, acabamento de carcaça, pureza racial e conformação harmônica.
O objetivo é oferecer ao mercado animais funcionais com forte desempenho em características produtivas. Para isso, a fazenda investe no manejo tecnológico, utilizando o sistema de pasto rotacionado, cria e recria a pasto e suplementação de sal proteinado. Assim, a seleção da Sant’Anna prioriza a produção de animais adaptados aos trópicos. Dessa maneira, o plantel é preparado para vender genética apta para as mais adversas realidades de manejos do Brasil.
O rebanho está distribuído em três unidades. Em Rancharia, São Paulo, acontece a cria e recria dos plantéis Nelore POI e PO e Brahman POI e integra as atividades ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Já em Pardinho, São Paulo, que acolhe o Gir Leiteiro e o Gir POI ocorre a cria, recria e a ordenha mecânica que produz o leite e seus derivados. Em Uberaba, Minas Gerais, acontece a comercialização das genéticas dessas três raças, citadas acima, e dos animais que participam das principais exposições do País.
O titular da Sant’Anna, tradicional selecionador do Nelore no País, considera a raça Nelore uma riqueza para a pecuária nacional. “Defendo que a raça Nelore é um patrimônio nacional. Sem essa raça é impossível se produzir carne bovina em escala comercial no Brasil”, argumenta Jovelino Carvalho Mineiro Filho.
A princípio o objetivo da Sant’Anna era a pecuária comercial. Na época, a marca investiu em matrizes Nelore PO e touros registrados para a base do seu trabalho de seleção. Além de selecionar o plantel Nelore PO, atualmente a Sant’Anna mantém um rebanho de Nelore POI dando sequência na seleção das primeiras linhagens dessa raça, que chegou ao Brasil buscando a precocidade e pureza racial.
Já na década de 80, após ocorrer a apartação das matrizes, houve a necessidade de aprimorar o foco dos trabalhos. Foi a partir daí que o direcionamento da seleção firmou-se na produção de reprodutores para o uso próprio da fazenda e no cruzamento de vacas Nelore PO com o banco genético da raça Angus. Cruzamento este, que resultou na raça Brangus e concedeu a Fazenda Sant’Anna o título de pioneira na formação dessa raça no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
A seleção da raça Brahman ocorreu no ano de 1995. Para formar a sua base genética, a fazenda importou touros da Cabanha Las Lillas, da Argentina e, em 1997, investiu em animais do criador Guilhermo Caballero Vargas – plantel da Cia. Liebigs que criava Brahman há 55 anos sempre a pasto. Mais tarde, a seleção da raça Brahman tornou-se mais acentuada com a utilização das avaliações genéticas e a importação de sêmen de reprodutores de criatórios estrangeiros como a Colômbia e Austrália.
O Brahman da Sant’Anna conquistou o olhar de criadores de outros países. Prova disso, está em uma publicação no site da marca, destacando que, no ano de 2008, a fazenda foi a primeira a promover a exportação de embriões da raça Brahman para o Canadá.
No ano de 2004, mais uma raça entrou para o trabalho de seleção da Fazenda Sant’Anna: Gir Leiteira. Para compor sua base, o criatório adquiriu matrizes de plantéis dos criadores Alberto Pereira Nunes, Omar Carvalho Cunha e Mamed Mussi.
Para o controle da qualidade genética do plantel, o criatório conta com a parceria de importantes programas de melhoramento genético que acompanham e avaliam constantemente o rebanho, entre eles estão os programas Brahman e Nelore Brasil da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). “Através da parceria da ANCP buscamos animais com evolução nas avaliações, mas sempre considerando a pureza racial, as características morfológicas e aprumos”, salienta Filho.
“Nesses anos todos, o esforço e trabalho de toda a equipe Sant’Anna foi em direção para produzir e ofertar genética bovina de alta qualidade e com desempenho cujo objetivo é de contribuir com a melhoria da qualidade e padronização da carne brasileira”, conclui o criador.
Leilão
Há 25 anos, a Sant’Anna promove leilões no País. Para celebrar a data, o criatório realizará no dia 21 de setembro, às 14h, em Rancharia, mais um remate. Serão ofertados 200 touros entre Nelore e Brahman. Realizado pela Leiloeira Estância Bahia, o pregão será transmitido pelo canal Terra Viva.
Mais informações no site: http://www.fazendasantanna.com.br/
Fonte: Pontual Comunicação
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!












