UFU anuncia data do Dia de Campo e Leilão de Touros

Compartilhar

A parceira da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), a UFU (Universidade Federal de Uberlândia), anunciou a data de três eventos que irão encerrar o ciclo de etapas da 3ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore UFU/ANCP. Em 30 de agosto ocorrerá o 3º Dia de Campo e o 2º Encontro Tecnológico e no dia 6 de setembro está marcado o 3º Leilão da Prova de Touros. Todos serão promovidos na cidade de Uberlândia/MG.

Dia de Campo

No dia 30 de agosto, após às 8h, na Fazenda Experimental Capim Branco/UFU, ocorrerá simultaneamente dois eventos: o 3º Dia de Campo UFU/ANCP e o 2º Encontro Tecnológico sobre Melhoramento Genético de Bovinos de Corte. Trata-se de uma programação única que une a apresentação de palestras técnicas com uma exposição de animais.

Entre as ações está uma mesa redonda mediada pelo doutor Dagmar José dos Santos da ACNTM (Associação dos Criadores de Nelore do Triângulo Mineiro) que reunirá temáticas focadas em impulsionar a seleção de bovinos de corte. Os assuntos em discussão serão: Provas de Desempenho como Ferramenta de Seleção do doutor Eduardo Penteado Cardoso da Fazenda Mundo Novo/MG; Perspectivas do Melhoramento Genético em Bovinos de Corte no Brasil do doutor e professor Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP; Estratégias Nutricionais em Bovinos de Corte do doutor Leonardo Dias Speridião e doutor Gustavo Rodrigues Alves da empresa Produquímica/SP; e Prova de Eficiência Alimentar de Touros Jovens da Raça Nelore da doutora Carina Ubirajara de Faria da UFU e diretora técnica da ANCP.

Além de ampliar conhecimentos do segmento, a oportunidade apresentará os resultados da 3ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore UFU/ANCP e promoverá uma exposição dos touros classificados para o 3º Leilão da Prova de Touros UFU/ANCP.

As inscrições para os dois eventos são gratuitas e seguem até 29 de agosto pelo telefone: (34) 3228 7924.

Leilão

O 3º Leilão da Prova de Touros UFU/ANCP acontecerá no dia 6 de setembro. Realizado pela ANCTM, o remate marcado para às 12h, no tatersal de Elite Camaru, integra a programação de leilões da 51ª Exposição Agropecuária de Uberlândia. Serão ofertados 40 touros da raça Nelore superiores na 3ª Prova UFU/ANCP.

O pregão também comercializará um percentual dos dois primeiros colocados na 3ª Prova: Ipiranga Luzz (Luzz Agropecuária/MG) e Urubatã 44 da Bacuri (Fazenda Bacuri/SP). Ambos pertencem à bateria de touros jovens selecionados para a Reprodução Programada 2014 da ANCP.

Para o encerramento do remate UFU/ANCP será promovido o Leilão Nelore VC. Na oportunidade, serão ofertados 200 animais jovens com um ano de idade. Todos os lotes possuem avaliação genética do Programa Nelore Brasil da ANCP.

Com transmissão pelo Canal do Boi, os martelos dos leilões estarão sob coordenação da Central Leilões de Araçatuba/SP.

3ª Prova UFU/ANCP

Considerada um importante instrumento de seleção que otimiza a confiabilidade genética dos animais, a 3ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore UFU/ANCP já está na etapa final do teste para Eficiência Alimentar pelo sistema Growsafe. Estão em avaliação 53 touros jovens da raça Nelore. O término da prova será em 12 de agosto.

Provas de Desempenho

A Prova de Desempenho Individual tem por objetivo selecionar animais da raça Nelore, geneticamente superiores para características de interesse econômico, considerando técnicas de conservação ambiental e bem estar animal.

Realizada em parceria entre a ANCP e a UFU, durante a prova com duração de 294 dias serão avaliadas as características de crescimento, precocidade sexual, rendimento e acabamento de carcaça, biótipo animal, adaptabilidade e temperamento. Os melhores animais participam anualmente do Leilão da Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore UFU/ANCP.

Fonte: Pontual Comunicação


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *