Bonsucesso traz palestrantes renomados no Dia de Campo

Compartilhar

Encontro técnico, que pertence ao Trio Bonsucesso, traz palestrantes renomados da pecuária nacional para apresentar as novas técnicas de manejo e as atuais ferramentas do setor, como o CLARIFIDE 2.0

A Fazenda Bonsucesso – Nelore Zan divulgou a programação completa do seu tradicional Dia de Campo. O encontro técnico, que ocorre no dia 31 de maio, conta com palestrantes renomados da pecuária nacional que irão apresentar painéis referentes às últimas novidades do setor: tecnologias, tipos de manejo e gestão agropecuária. Promovido pelos titulares da Bonsucesso, Michel Caro e Patricia Zancaner Caro, o Dia de Campo será na sede da fazenda, em Guararapes/SP, às 9h, com transmissão pelo AgroCanal.

O encontro pertence ao Trio Bonsucesso – iniciativa que a fazenda realiza pela primeira vez, e consiste em reunir três eventos com o foco de multiplicar outros rebanhos com uma genética de ponta e fortalecer o conhecimento quanto às recentes tecnologias do setor. Neste ano, o “Trio Bonsucesso” terá em um único final de semana, além do Dia de Campo, outros dois tradicionais eventos do criatório: o “Leilão de Touros Bonsucesso Nelore Zan” (31 de maio) e o “Leilão Virtual de Matrizes” (1º de junho).

Programação

A programação do “Dia de Campo da Bonsucesso” terá início com o painel “Melhoramento genético e gestão agropecuária”. Estará à frente desse tema o médico veterinário Breno Barros, experiente em administrar projetos direcionados ao melhoramento animal, com atuação efetiva na reprodução de bovinos e equinos. Atualmente Barros está na gerência pecuária da BRPEc Agropecuária, na Fazenda Cristo, em Miranda/MS. O veterinário também já ocupou a direção da Conexão Delta G, a gerência da Agropecuária Braido, em Comodoro/MT e a consultoria da Agropecuária Jacarezinho, em Cotegipe/BA.

“Demonstrarei o trabalho que desenvolvemos na Fazenda Cristo, em Miranda/MS. Trabalho que vem ao encontro da Fazenda Bonsucesso. Buscamos por resultado e produtividade, por meio de uma seleção genética, utilizando touros melhoradores. É um case de muita importância que satisfaz enormemente todos os profissionais – desde pesquisadores, proprietários, técnicos e vaqueiros – que se dedicam e acreditam no melhoramento genético animal”, explica Breno.

O professor Eduardo Borba, titular do projeto Doma, situado em Capivari/SP, apresentará outro painel: o “Bem Estar Animal”. A temática irá destacar a importância de treinar as equipes da fazenda e os animais para conquistar um manejo de resultados. “Embora ‘lidar com gado’ seja uma arte perdida, treinar o gado para que eles aceitem o manejo de forma calma e tranquila, treinar os cavalos para que possam ser mais eficientes, é um investimento que realmente vale a pena. Isto é, investir tempo escolarizando, gado, cavalos e pessoas. Talvez isso seja o maior benefício que podemos ter nessa longa estrada”, esclarece Borba.

A terceira temática refere-se ao “Aprimoramento da seleção genética com uso de CLARIFIDE Nelore 2.0”. A tecnologia da empresa Zoetis, incorporada pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), avalia 22 características dos bovinos. Com o teste é possível identificar com antecedência o potencial genético dos animais. Priscila Barros, gerente de Serviços Técnicos de Genética da Zoetis, irá tratar do tema apresentando ao público as novidades que constam no CLARIFIDE 2.0.

A profissional também irá destacar a maneira que a Fazenda Bonsucesso vem utilizando o novo teste genético. O criatório que usa o CLARIFIDE desde a primeira versão, a 1.0, busca com a técnica obter informações concretas e precisas sobre o valor genético de sua seleção de Nelore PO.

“O melhoramento genético beneficia toda a cadeia, pois acelera mais a evolução da raça. Com ele se tem maior certeza da escolha de reprodutores (touros, doadoras, matrizes), escolha mais acertada e mais precocemente de animais que se adéquam as necessidades do rebanho comercial. Também se pode escolher com maior certeza touros que mais se adéquam ao sistema de produção, aumento da produção de carne, melhoria da reprodução, entre outros”, avalia Priscila.

A última palestra da programação será com o engenheiro agrônomo José Arlindo Freato da Silva Marques sob o tema “Otimização do potencial pastoril e manejos adequados”. Formado pela ESALQ/USP e especialista em Nutrição e Manejo de Pastagens, o profissional compartilhará seus conhecimentos técnicos a fim de aprimorar o trabalho de seleção no campo.

Também no Dia de Campo da Bonsucesso, o criatório apresentará os animais do plantel Nelore Zan que são referência em importantes programas de avaliação genética em características que traduzem produtividade.

Leilões do Trio Bonsucesso

No período da tarde, do dia 31, a fazenda promoverá o “Leilão de Touros Bonsucesso Nelore Zan”. O remate será realizado pela Central Leilões de Araçatuba/SP, com transmissão pelo Canal do Boi, e ofertará 160 reprodutores da Bonsucesso e dos parceiros: Nelore Gironda e HoRa Agronegócios.

Para este ano, o destaque é o touro Handicap que terá uma cota de 50% a ser leiloada. Contratado pela Alta Genetics, o touro Top 10% com MGT (Mérito Genético Total) de 10.40, na avaliação da ANCP, está entre os líderes de venda da Alta. Com uma régua de DEPs equilibrada, o touro é destaque em características que estão entre as de maior impacto econômico da atividade pecuária: habilidade maternal, peso e fertilidade. Também apresenta altos índices em Área de Olho de Lombo (AOL) e Peso de Carcaça Quente (DPCQ).

A programação do “Trio Bonsucesso” será encerrada no dia 1º de junho com o “Leilão Virtual de Matrizes Bonsucesso”. No pregão, o criatório ofertará 100 matrizes prenhes, seis delas são doadoras consideradas, no mercado da pecuária, de alto valor genético. Um exemplo de doadora é a matriz Ibirama Fiv Bons, a BONS 1825. Filha do Rambo, a matriz tem como ascendente Doble da Bonsucesso e pela linha materna é Top 2% com MGT 14.95. Outro exemplo é a doadora Tetis do Guirahy, a SZAN 784. Top 6% com MGT 11.87, a matriz apresenta uma régua de DEPs equilibrada, principalmente em características de Área de Olho de Lombo (AOL) e habilidade materna. Essa matriz tem um pedigree de raçadores de destaque como: Marisco IZ e Onassis Col.

Novidade

A Fazenda irá inaugurar no dia 31 de maio, no “Leilão de Touros Bonsucesso Nelore Zan”, um recinto em sua própria sede. Profissionais trabalham a todo vapor para a conclusão da obra. O espaço, que já está na fase de acabamento, irá acomodar cerca de 300 pessoas.

Uma seleção de tradição e resultados

A seleção da Fazenda Bonsucesso conta com mais de 50 anos de avaliação do seu plantel da raça Nelore. Foram mais de 35 anos sob a gestão do Dr. Arnaldo Zancaner e seus filhos, e nos últimos 20 anos, sob a administração de Michel Caro e Patricia Zancaner Caro pela parte que receberam como herança. O foco da seleção do rebanho Nelore Zan, de notoriedade nacional, é a produção de um “Nelore bom para tudo”, ou seja, um animal que possui um conjunto de características focado em resultados econômicos. O trabalho de seleção visa: a eficiência reprodutiva (fertilidade, habilidade maternal, stayability); desempenho, ganho de peso e padronização frigorífica; precocidade e qualidade da carcaça (área de lombo, espessura de gordura e marmoreio).

A seleção da Bonsucesso se inicia com o manejo das matrizes e de suas crias em regime de pasto nas fazendas de São Paulo (Guararapes) e de Mato Grosso (Água Boa).

Serviço:

Dia de Campo da Bonsucesso – Trio Bonsucesso
Data: 31 de maio
Horário: 9h
Local: Fazenda Bonsucesso, em Guararapes/SP
Informações: http://www.triobonsucesso.com.br/emFoco.asp?cod=6


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *