Categories: Agricultura

PR: IAP libera colheita do pinhão

Semente típica do estado pode ser comercializada.

 

Publicidade

Sharon Abdalla:

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) liberou nesta terça-feira (15) a colheita e a comercialização do pinhão no estado. A data respeita uma instrução normativa de meados de 1975 para que as sementes possam ser colhidas com sua maturação completa.

 

Mesmo após a liberação, quem for pego com sementes imaturas – que apresentam coloração esverdeada e casca úmida – pode sofrer penalidades, que envolvem multa de R$ 300,00 para cada saco de 60 Kg e apreensão das sementes.

 

“Isso ocorre para que seja respeitado o processo de maturação da semente e para que a colheita resulte em pinhões de boa qualidade”, explica Marcos Antonio Pinto, chefe do departamento de fiscalização ambiental do IAP. Ele ensina que o pinhão maduro apresenta coloração verde-amarelado ou marrom típico.

 

O instituto ressalta que entre os meses de abril e junho ocorre a fase de reprodução da Araucária. Neste período é proibido o corte de árvores que contenham pinhas, como forma de garantir a manutenção da espécie.

 

Fonte: Gazeta do Povo.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

A descoberta da metrópole invisível dentro da célula humana

Célula humana: um universo microscópico de alta complexidade onde trilhões de reações ocorrem simultaneamente para…

2 horas ago

Pelican 2: O avião elétrico que reduz custos no campo

O Pelican 2 surge como uma solução disruptiva para a aviação agrícola brasileira, unindo propulsão…

2 horas ago

Aranha-pavão: o risco fatal por trás da beleza vibrante

A aranha-pavão é um minúsculo aracnídeo australiano que realiza uma dança de cortejo extraordinariamente complexa…

2 horas ago

Mulher surpreende ao esconder filhote de gambá nos cabelos

O filhote de gambá tornou-se o protagonista de um vídeo viral onde uma mulher o…

2 horas ago

Plantas para vasos pequenos: 4 opções que crescem bem sem sufocar as raízes

Plantas para vasos pequenos ocupam aquele canto silencioso da casa onde a luz entra de…

2 horas ago

Microcleptes sedgwickii: a descoberta russa que revela vida invisível

O Microcleptes sedgwickii foi uma criatura de apenas 1,5 milímetro que viveu há 200 milhões…

2 horas ago

This website uses cookies.