Cultivares e manejos de pragas

Compartilhar

Embrapa leva cultivares e manejo de pragas à Bela Safra 2014.

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará durante a Bela Safra 2014, cultivares de alto rendimento de soja e trigo, a importância da nutrição de plantas, manejo de resistência de plantas daninhas e o Manejo Integrado de Pragas com ênfase na lagarta Helicoverpa armigera.

 

Na Vitrine de Tecnologias, os visitantes poderão conferir as cultivares de soja transgênica BRS 359RR e BRS 360RR, além da cultivar convencional BRS 284. “São cultivares de alta produtividade  e ótimas opções para os produtores”, afirma a pesquisadora  Divania de Lima, da Embrapa Soja.

 

No estande institucional, além de informações sobre as cultivares de soja, a Embrapa apresentará também a BRS Gralha Azul, cultivar de trigo de alta produtividade que vem obtendo recordes de produção em lavouras comerciais, como na região de Guarapuava, PR, onde a BRS Gralha Azul obteve 5.600 kg/ha. Além do trigo, será abordado o Manejo Integrado de Pragas (MIP), com destaque para o combate à Helicoverpa armigera.

 

Cultivares de soja

Na última safra, a BRS 284, cultivar de soja convencional, obteve em algumas localidades do Mato Grosso do Sul a produtividade de 82,26 sacas/ha. Além da alta produtividade, os produtores que optarem por esta cultivar ainda podem negociar o recebimento de bônus junto aos compradores de soja convencional.

 

As cultivares transgênicas BRS 360RR e BRS 359RR possuem crescimento indeterminado, alta produtividade e por serem precoces favorecem o plantio da safrinha de milho.

 

Palestras no estande sobre a Helicoverpa armigera.

 

Durante todos os dias do Bela Safra, a partir das 17h, pesquisadores da Embrapa estarão no estande para realizar palestras sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP) com ênfase na Helicoverpa armigera.

 

A apresentação demonstra a importância do manejo adequado e o frequente diagnóstico da lavoura  como base para a tomada de decisão. Além dessas informações, os participantes poderão conferir informações sobre identificação da lagarta, inimigos naturais e alternativas de controle químico e biológico.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Embrapa Soja.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *