Cidade de Dourados-MS em imagens inéditas de satélite - Agron Agronégocios Online

Cidade de Dourados-MS em imagens inéditas de satélite

Compartilhar

Exposição “Dourados Via Satélite”

Shopping Avenida Center de Dourados

20 de dezembro de 2018

Por meio das imagens de satélite dos anos 1965, 1973, 2004 e 2014 é possível visualizar o desenvolvimento urbano do município de Dourados nos últimos cinquenta anos.

Além disso, baixe o aplicativo Realidade Aumentada Brasil e aponte seu celular para a imagem de 1965 (disponível até Janeiro) para assistir imagens de Dourados em 1974. O vídeo faz parte da experiência de realidade aumentada.



Apoio:

Comid Máquinas

Escola Franciscana Imaculada Conceição

Gales Park Hotel

Maurão Materiais De Construção

Perkal Concessionária Chevrolet

Revista Agron

Curador e organizador da Exposição

Selmos Luiz Gressler

Imagens de Satélites

O primeiro satélite artificial lançado foi o Sputnik 1, em 04 de outubro de 1957. Depois dele, teve início a corrida espacial e o lançamento de muitos outros satélites que são utilizados corriqueiramente hoje em dia. Somente no dia 01 de abril de 1960, o satélite meteorológico TIROS-1 transmitiu do espaço imagens, úteis e de qualidade, pela primeira vez. O Courier 1B foi o primeiro satélite de comunicação a usar células solares para recarregar as baterias, a 4 de outubro de 1960. O início da comunicação via satélite de sinais de TV, telefone e dados em alta velocidade e a transmissão de TV transatlântica deu-se no dia 10 de julho de 1962, através do Telstar 1. Por outro lado, o satélite Relay 1 fez a primeira transmissão de TV transpacífica ao tratar do assassinato de John F. Kennedy, presidente americano, em 13 de dezembro de 1962. A primeira transmissão de Olimpíadas com audiência internacional realizada por um satélite ocorreu em 19 de agosto de 1964. Depois desses, muitos outros satélites surgiram e atualmente existem 1.100 satélites ativos e mais outros 2.600 inativos em órbita.

Aspectos Históricos de Dourados

O local hoje ocupado pelo município de Dourados já pertenceu à Espanha, quando integrou a Província do Paraguai até 1750; depois, fez parte da Colônia Portuguesa, de 1750 a 1822 e hoje é brasileiro.

Em 1935, ano de sua criação, Dourados contava com uma área de 21.250 Km², e calculava-se em 20.000 o número de habitantes. Limitava-se com Maracaju, Entre Rios (Rio Brilhante) e Ponta Porã e ainda, com o estado do Paraná.

O município de Dourados foi desmembrado de Ponta Porã. De sua área inicial (1935), originaram-se os seguintes municípios: Itaporã (1953), Caarapó (1958), Naviraí (1963), Jateí (1963), Ivinhema (1963), Glória de Dourados (1963), Fátima do Sul (1963), Angélica (1976), Deodápolis (1976), Douradina (1980), Vicentina (1986), Juti (1987) e Novo Horizonte do Sul (1992).

Com os desmembramentos, sua área foi reduzida em mais de 80%, visto que hoje conta com 4.082,20 Km².

Em contraste, sua população, que era de 20 mil habitantes, saltou para 210.000 habitantes, o que representa um acréscimo de 950%, em uma área de 4,082,20. A densidade, que era de menos de 1 habitante por Km², hoje é de 51,4 habitantes por Km².

Acontecimentos marcantes

– A região de Dourados foi palco da Guerra do Paraguai (1864/1870), que começou com a invasão de Mato Grosso e terminou em Cerro Corá.

– A Companhia Erva Mate Laranjeira, de 1882 até a década de 1930, exerceu grande influência econômica no estado e na região onde hoje Dourados se localiza.

– Em 1904, Rondon instalou aqui as linhas telegráficas.

– Em 1943, foi criado o Território de Ponta Porã, do qual Dourados fazia parte.

– Em 1943, foi criada por Getúlio Vargas a Colônia Agrícola Nacional de Dourados (Colônia Federal), com sede em Dourados.

– A estrada de ferro chegou ao distrito de Itahum e foi inaugurada em 18 de maio de 1949.

– Em 1949 foi inaugurada a usina termo elétrica Filinto Müller.

– Em 1970 passa a receber energia elétrica da usina de Urubupungá.

– Na década de 1970 foram implantados cursos superiores.

Dourados e sua gente

Dourados recebeu de braços abertos migrantes e imigrantes – trabalhadores experientes, fantasistas, ousados, pioneiros e aventureiros, que se juntaram aos nativos da tribo Guarani, formando a sua maior riqueza – sua gente e sua cultura.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!