Cidade de Dourados-MS em imagens inéditas de satélite
Exposição “Dourados Via Satélite”
Shopping Avenida Center de Dourados
20 de dezembro de 2018
Por meio das imagens de satélite dos anos 1965, 1973, 2004 e 2014 é possível visualizar o desenvolvimento urbano do município de Dourados nos últimos cinquenta anos.
Além disso, baixe o aplicativo Realidade Aumentada Brasil e aponte seu celular para a imagem de 1965 (disponível até Janeiro) para assistir imagens de Dourados em 1974. O vídeo faz parte da experiência de realidade aumentada.
|
Apoio: |
|
Comid Máquinas Escola Franciscana Imaculada Conceição Gales Park Hotel Maurão Materiais De Construção Perkal Concessionária Chevrolet Revista Agron |
Curador e organizador da Exposição
Selmos Luiz Gressler
Imagens de Satélites
O primeiro satélite artificial lançado foi o Sputnik 1, em 04 de outubro de 1957. Depois dele, teve início a corrida espacial e o lançamento de muitos outros satélites que são utilizados corriqueiramente hoje em dia. Somente no dia 01 de abril de 1960, o satélite meteorológico TIROS-1 transmitiu do espaço imagens, úteis e de qualidade, pela primeira vez. O Courier 1B foi o primeiro satélite de comunicação a usar células solares para recarregar as baterias, a 4 de outubro de 1960. O início da comunicação via satélite de sinais de TV, telefone e dados em alta velocidade e a transmissão de TV transatlântica deu-se no dia 10 de julho de 1962, através do Telstar 1. Por outro lado, o satélite Relay 1 fez a primeira transmissão de TV transpacífica ao tratar do assassinato de John F. Kennedy, presidente americano, em 13 de dezembro de 1962. A primeira transmissão de Olimpíadas com audiência internacional realizada por um satélite ocorreu em 19 de agosto de 1964. Depois desses, muitos outros satélites surgiram e atualmente existem 1.100 satélites ativos e mais outros 2.600 inativos em órbita.
Aspectos Históricos de Dourados
O local hoje ocupado pelo município de Dourados já pertenceu à Espanha, quando integrou a Província do Paraguai até 1750; depois, fez parte da Colônia Portuguesa, de 1750 a 1822 e hoje é brasileiro.
Em 1935, ano de sua criação, Dourados contava com uma área de 21.250 Km², e calculava-se em 20.000 o número de habitantes. Limitava-se com Maracaju, Entre Rios (Rio Brilhante) e Ponta Porã e ainda, com o estado do Paraná.
O município de Dourados foi desmembrado de Ponta Porã. De sua área inicial (1935), originaram-se os seguintes municípios: Itaporã (1953), Caarapó (1958), Naviraí (1963), Jateí (1963), Ivinhema (1963), Glória de Dourados (1963), Fátima do Sul (1963), Angélica (1976), Deodápolis (1976), Douradina (1980), Vicentina (1986), Juti (1987) e Novo Horizonte do Sul (1992).
Com os desmembramentos, sua área foi reduzida em mais de 80%, visto que hoje conta com 4.082,20 Km².
Em contraste, sua população, que era de 20 mil habitantes, saltou para 210.000 habitantes, o que representa um acréscimo de 950%, em uma área de 4,082,20. A densidade, que era de menos de 1 habitante por Km², hoje é de 51,4 habitantes por Km².
Acontecimentos marcantes
– A região de Dourados foi palco da Guerra do Paraguai (1864/1870), que começou com a invasão de Mato Grosso e terminou em Cerro Corá.
– A Companhia Erva Mate Laranjeira, de 1882 até a década de 1930, exerceu grande influência econômica no estado e na região onde hoje Dourados se localiza.
– Em 1904, Rondon instalou aqui as linhas telegráficas.
– Em 1943, foi criado o Território de Ponta Porã, do qual Dourados fazia parte.
– Em 1943, foi criada por Getúlio Vargas a Colônia Agrícola Nacional de Dourados (Colônia Federal), com sede em Dourados.
– A estrada de ferro chegou ao distrito de Itahum e foi inaugurada em 18 de maio de 1949.
– Em 1949 foi inaugurada a usina termo elétrica Filinto Müller.
– Em 1970 passa a receber energia elétrica da usina de Urubupungá.
– Na década de 1970 foram implantados cursos superiores.
Dourados e sua gente
Dourados recebeu de braços abertos migrantes e imigrantes – trabalhadores experientes, fantasistas, ousados, pioneiros e aventureiros, que se juntaram aos nativos da tribo Guarani, formando a sua maior riqueza – sua gente e sua cultura.

