Categories: Gente

Irã prende modelos por não cobrirem a cabeça

Irã prende modelos por não cobrirem a cabeça nas redes sociais.

Ao menos sete mulheres acusadas de publicar fotos sem o véu obrigatório no país foram presas por atos “anti-islâmicos” no Instagram e diversos perfis foram desativados.

Publicidade

A justiça iraniana lançou uma de suas campanhas periódicas de repressão às redes sociais neste domingo, com a prisão de sete mulheres acusadas de publicar fotos sem cobrir a cabeça com o hijab, véu obrigatório no país desde 1979. Como parte da operação, a TV estatal também transmitiu ao vivo o interrogatório de uma ex-modelo que fazia sucesso no Instagram com fotos consideradas “anti-islâmicas”.

No depoimento de Elham Arab, famosa por publicar fotos em vestidos de noiva, a modelo disse que se arrependia de seus atos e explicou ter postado imagens usando certas roupas ou produtos de beleza para ganhar dinheiro com comerciais. “Você pode ter certeza que nenhum homem quer casar com uma mulher cuja fama custou a perda de sua honra”, afirmou Arab, vestindo um lenço preto.

De acordo com a rede Al Jazeera, não foram divulgadas quais são as acusações contra a ex-modelo, nem os nomes das outras pessoas presas. A reportagem da TV estatal afirmava que a operação identificou cerca de 170 pessoas envolvidas com a “indústria ilegal” de moda nas redes, incluindo 58 modelos, 59 fotógrafos e alguns maquiadores. Além disso, outros perfis suspeitos foram derrubados no Facebook e no Instagram, divulgou a polícia iraniana.

Apesar de o governo do presidente Hassan Rouhani não ser rígido em reforçar o uso do hijab, conservadores da polícia e do sistema judiciário do Irã veem na exposição dos cabelos um ato imoral. Nos últimos anos, algumas mulheres, especialmente na capital Teerã, têm usado o lenço mais solto na cabeça, causando a revolta dos setores mais fundamentalistas.

Blogueiro preso – Nesta segunda-feira, a agência de notícias estudantil semioficial Isna também relatou a prisão do blogueiro Mehdi Abutorabi, de 53 anos, que gerencia a ferramenta de publicação Persian Blog, equivalente iraniano do Blogger. O Irã impede o acesso a Facebook, Twitter e YouTube, mas milhões de cidadãos contornam facilmente o bloqueio usando redes privadas virtuais. O aiatolá Ali Khamenei, autoridade máxima do país, disse no sábado que a internet está incentivando pensamentos não islâmicos que devem ser enfrentados de imediato.

Link da matéria

Fonte do texto: Veja Online com Reuters. Fonte da foto: Wisgoon/Divulgação.

Marcelo Ramos

Published by
Marcelo Ramos

Recent Posts

5 sinais sutis da suculenta rabo-de-burro que revelam excesso de água antes que as folhas comecem a cair

A suculenta rabo-de-burro (Sedum morganianum) costuma enganar até quem já tem experiência com plantas ornamentais,…

4 horas ago

5 plantas de sombra que pegam rápido no outono e quase não dão trabalho

O interesse por plantas de sombra cresce no outono, quando a luz fica mais suave…

9 horas ago

5 sinais de linfoma em gatos que você não pode ignorar.

O artigo aborda de forma completa o linfoma em gatos, explicando que se trata de…

19 horas ago

O segredo para passear com cachorro filhote em segurança

Este artigo detalha o momento seguro para iniciar os passeios com cães filhotes, destacando a…

19 horas ago

O que passar no chão para o cachorro não urinar? Veja agora!

Este artigo apresenta soluções práticas e eficazes sobre o que passar no chão para evitar…

19 horas ago

Bicho-de-pé em cachorro: o segredo oculto sob a pele do pet

Este artigo aborda de forma completa como identificar e tratar o bicho-de-pé em cães, uma…

19 horas ago

This website uses cookies.