Vídeo: Chocar ovos fora da casca é verdadeiro?

Compartilhar

O experimento foi realizado no Japão pelos professores Yutaka Tahara e Katsuya Obara e, de acordo com o artigo cientifico de 2014 ‘A Novel Shell-less Culture System for Chick Embryos Using a Plastic Film as Culture Vessels’, o método se chama shell-less (“fora da casca”, em tradução livre) e é usado para embriões de aves com alta taxa de eclosão e seria útil para a geração eficiente de frangos transgênicos, manipulações de embriões, a engenharia de tecidos e estudos básicos em Medicina regenerativa.

O método ainda apresenta várias vantagens, principalmente relacionadas com a preservação de aves raras. Esta técnica pode ser aplicada para se tentar salvar ovos que foram quebrados ou estão em risco de ruptura.

A taxa de sucesso é superior a 50%

O experimento consiste em criar uma especie de bolsa com o plastico filme, do mesmo tamanho e formato do ovo, onde o conteúdo do ovo é colocado. É importante que os ovos já estejam fecundados, e também que se tenha cuidado para não furar a gema!

É importante também que se mantenha as mesmas condições de umidade e temperatura e alguns detalhes não são revelados pelo professor para se preservar a técnica e não cair em mãos erradas.

O professor Tahara diz que desenvolveu este experimento para que seus alunos pudessem examinar o crescimento de embriões de galinha sem ter que matá-los, embora vários embriões inocentes morreram em seus mais de 30 anos de pesquisa.

Por: Riomar Bruno.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *