Um pouco sobre a castanha-do-maranhão
Planta ornamental que serve de cerca viva e oferece sementes para o consumo.
A espécie Bombacopsis glabra, pertencente à família Malvaceae, é uma fruteira conhecida popularmente como castanha-do-maranhão ou cacau-do-maranhão, além de outros nomes. A parte comestível da planta são as sementes, que podem ser consumidas cozidas ou torradas.
Muito ornamental, podendo ser utilizada como cerca-viva, a árvore perene chega a 6 metros de altura quando adulta. Mas seu plantio não é recomendado próximo a calçadas, pois possui raízes superficiais e vigorosas.
Como a planta gosta de sol pleno e clima quente e úmido, durante períodos secos deve ser regada. Poda, só de condução, retirando galhos secos e mal formados.
Consultores: Lúcia Rossi, Rosangela Simão Bianchini e Sonia Aragati, pesquisadoras do Núcleo de Curadoria do Herbário, Instituto de Botânica. Av. Miguel Stefano, 3687. Água Funda, São Paulo (SP). CEP 04301-012. Tel: (11) 5067-6087. http://www.ibot.sp.gov.br; e Diego Xavier, técnico de pesquisa do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Tel: (11) 4582-7284. dxavier@iac.sp.gov.br.
FONTE: REVISTA GLOBO RURAL. POR: JOÃO MATHIAS.

