Categories: Curiosidades

10 curiosidades sobre café

POR VIVIANE TAGUCHI

1. O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, no ano de 575. Nessa época, os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eles eram guardados em potes com gordura animal.

Publicidade

2. Foi no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta, tornando-se uma bebida. Assim, era consumido com fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada no ano de 1480.

3. A primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla no ano de 1495 e se chamava Kiva Han.

4. O governador de Meca, Khair Beg, foi condenado à morte porque tentou proibir o consumo de café.

5. Até o século XVII apenas os árabes produziam cafés. Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas. Foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta. Essas plantas estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã.

6. A primeira plantação de café no Brasil aconteceu em 1727 no Estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Dizem que ele foi à Guiana arbitrar uma disputa de fronteiras, teria seduzido a esposa do governador, que o presenteou com mudas e sementes de café.

7. A diferença entre as variedades Arábica e Robusta está no DNA. Cafés de variedades arábicas possuem 44 cromossomos e os cafés de variedades robustas, 22 cromossomos.

8. O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.

9. O primeiro “Rei do Café” conhecido no mundo era francês e ele era pai de ninguém menos que Santos Dumont.  Todos os experimentos que Santos Dumont fez com o 14Bis foram custeadas pela venda do café.

10. Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.

Fonte: Aroma de Café, Guia Prático para Apreciadores de Café (Editora Educere, Autor: Luís Norberto Pascoal)

gustavo henrique leite mota piesanti

Published by
gustavo henrique leite mota piesanti

Recent Posts

O custo financeiro e ambiental oculto no mar de plástico

Mar de plástico é o nome dado à gigantesca concentração de estufas na província de…

6 minutos ago

A incrível despedida da égua Nina: prova de lealdade animal

Lealdade animal é o termo que define a conexão profunda e incondicional entre seres de…

11 minutos ago

Animais marinhos treinados reduzem custos e riscos navais

Animais marinhos treinados, como golfinhos e leões-marinhos, desempenham funções vitais na detecção de ameaças subaquáticas…

19 minutos ago

eVTOL reduz custos de transporte e tempo no trânsito urbano

O eVTOL representa o ápice da mobilidade aérea urbana, transformando trajetos de uma hora em…

24 minutos ago

A revolução da terapia gênica que devolveu a visão a Saffie

A terapia gênica é uma abordagem médica inovadora que corrige a causa raiz de doenças…

27 minutos ago

Cavalo consegue dormir em pé usando um sistema único — e isso explica como ele reage em segundos a qualquer ameaça

Um mecanismo biológico pouco conhecido permite que o cavalo descanse sem deitar, mantendo músculos travados…

4 horas ago

This website uses cookies.