Os países onde você não precisa dar gorjeta - Agron Agronégocios Online

Os países onde você não precisa dar gorjeta

Compartilhar

Saiba quais são os países onde você não precisa dar gorjeta.

Os americanos costumam ser os mais generosos na hora de dar gorjeta, revelou uma pesquisa realizada pelo site de viagens TripAdvisor. 60% dos cidadãos dos EUA afirmam que dão o agrado em dinheiro, já que esse é um costume antigo no país.

Contudo, a maior parte dos garçons e outros trabalhadores da área de serviços pelo mundo não espera receber gorjeta, porque são bem pagos quando comparados aos funcionários americanos. Por exemplo, o salário médio de um garçom na Austrália é de 15 dólares australianos (40 reais) por hora mais benefícios, de acordo com o PayScale. Já nos EUA, o salário médio é de apenas 5 dólares (17,20 reais) por hora e pelo menos 30 dólares (100 reais) por mês só em gorjeta.

Em outros lugares simplesmente não é costume dar gorjeta e um único agradecimento já é pagamento suficiente para um bom serviço. Com a ajuda do TripAdvisor, o Business Insider reuniu alguns desses países no mundo onde não é necessário dar gorjeta.

Países onde você não precisa dar gorjeta

Anuncio congado imagem

Austrália

Geralmente é necessário pagar uma taxa já inclusa na conta, mas a gorjeta extra para o garçom é totalmente voluntária. Os trabalhadores australianos são bem remunerados, por isso a gorjeta não é comum. Contudo, segundo o TripAdvisor, nos últimos anos alguns estabelecimentos tem disponiblizado jarras e potes nos quais os clientes mais satisfeitos com o serviço podem deixar sua contribuição para os garçons e funcionários.

Bélgica

De acordo com o TripAdvisor, dar gorjeta na Bélgica não é uma prática comum. A maioria dos estabelecimentos no país, de restaurantes e bares a salões de beleza e até táxis, incluem a taxa de serviço na conta do cliente.

Em áreas mais turísticas, alguns trabalhadores podem até “esperar” receber o agrado, mas o site de viagens adverte que os visitantes não devem se sentir obrigados a nada e só devem pagar a gorjeta caso tenham se sentido realmente satisfeitos com os serviços.

China

Além de ser culturalmente considerada um ato indelicado, a gorjeta é proibida para a maioria dos serviços na China – é ilegal no caso de motoristas de táxi, por exemplo. No entanto, com a popularização do turismo na região, muitos guias turísticos passaram a aceitá-la para complementar a renda familiar. Alguns até mesmo dependem deste valor como salário. O site Business Insider aconselha seus leitores a dar gorjeta para os serviços que realmente superarem as expectativas, mas ressalta que o agrado pode ser recusado.

Dinamarca

De acordo com a legislação dinamarquesa, é necessário que qualquer taxa de serviço – incluindo a gorjeta dos garçons – seja incluída na conta dos restaurantes. Os salários na Dinamarca também são altos, por isso não é costume dar gorjeta.

Contudo, muitos garçons obviamente apreciam a gorjeta, e de acordo com algumas fontes, é costume deixar até 10% do valor total da conta para o garçom, se você ficar satisfeito com o serviço.

Finlândia

A taxa de serviço está sempre inclusa nas contas, por isso a gorjeta não é necessária ou esperada na Finlândia. Caso os turistas queiram muito agradecer um serviço espetacular, a gorjeta pode ser bem vinda, mas caso o agrado seja recusado pelo trabalhor, é melhor não forçar, explica o TripAdvisor.

França

Na França, sempre haverá uma taxa de serviço em sua conta. Restaurantes são obrigados a incluí-la em seus preços – e repassá-la aos funcionários – para que os clientes não se sintam obrigados a deixar a gorjeta. Em agradecimento a um ótimo serviço em restaurantes e cafés, pode-se deixar 1 euro para cada 20 euros gastos no local. Não é obrigatório, mas o agrado em dinheiro costuma ser bem visto pelos funcionários.

Itália

Uma taxa de serviço que varia de 1 a 3 euros é geralmente adicionada às contas na Itália para que os clientes não tenham que deixar nada extra. Entretanto, arredondar o total da conta para cima é considerado costume e uma forma de gentileza.

Caso os clientes queiram agradecer um serviço excelente, 10 euros são suficientes como gorjeta. Mas não é uma obrigação, explica o TripAdvisor.

Japão

No Japão, o turista corre o risco de ofender o funcionário ao oferecer gorjeta. Também é aconselhado evitar o uso da palavra gorjeta (chippu) no Japão. Se fizer questão de agradecer pelos serviços, o Business Insider aconselha a dar o dinheiro em um envelope ou embrulhado em um pedaço de papel.

Malásia

O ato de dar gorjetas não é comum nos restaurantes da Malásia. A taxa de serviço de 10% sobre o valor da conta já é destinada aos garçons. Contudo, em bares e baladas a maioria das pessoas costuma deixar alguns ringgits (a moeda local) a mais como grojeta.

Nova Zelândia

Os neozelandeses não costumam dar gorjetas, já que a maior parte dos garçons é bem remunerada. Porém, de acordo com o TripAdvisor, muitos funcionários das áreas de serviço ou hotelaria são estudantes que recebem salários baixos e, nesses casos, a renda extra é muito bem-vinda. Normalmente, os turistas que desejam agardecer outros tipos de serviços em dinheiro também não enfrentam recusa.

Singapura

A gorjeta não é comum em Singapura e pode, inclusive, não ser entregue aos garçons, já que tudo o que é deixado em cima das mesas fica com o restaurante. Geralmente, há uma taxa de serviço de 10% anexada à conta, mas que também não vai para os funcionários.

Coreia do Sul

Dar gorjeta não é esperado nem necessário na Coreia do Sul. Geralmente, a taxa de serviço já está inclusa na conta, mas os estabelecimentos ou motoristas de táxi agradecem se os clientes arredondam o valor a ser pago.

Suécia

A gorjeta não é obrigatória na Suécia. Os clientes podem deixar o agradecimento caso fiquem muito satisfeitos com o serviço. O valor corresponde normalmente de 5 a 10% do valor da conta. Algumas pessoas não dão nada.

Suíça

Os clientes não precisam dar gorjeta na Suíça porque os funcionários recebem salários altos. Geralmente, a taxa de serviço também está inclusa na conta, assim não é necessário pagar nada extra.

Alguns clientes deixam um agradecimento de 10 ou 20% em relação ao valor total da conta para mostrar sua satisfação com o serviço, principalmente nas cidades grandes como Zurique.

Link da matéria

Fonte: Veja online.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!