Uso da tecnologia pode ajudar tratamento de adolescentes com doenças crônicas.
Segundo pesquisadores, ao se comunicar pela internet ou pelo telefone com o médico, jovens pacientes se tornam mais engajados na própria saúde.
Adolescentes com doenças crônicas — como fibrose cística, doença de Crohn e diabetes tipo 1 —, podem se beneficiar da internet para tratar sua saúde, revelou uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, divulgada nesta segunda-feira no periódico Pediatrics.
Participaram do estudo, que durou oito meses, 81 pacientes de doze a vinte anos. Eles receberam um celular com acesso à internet e foram orientados a acessar um site semanalmente para receber informações e dicas de estilo de vida saudável. Mensagens de texto eram enviadas de três a cinco vezes por semana para ajudar os jovens a realizar tarefas como monitorar sintomas, agendar consultas e interpretar despesas médicas.
“Pais costumam controlar o tratamento de adolescentes com doenças crônicas, mas nós queremos que os pacientes tenham voz e se tornem responsáveis pela própria saúde. O objetivo desse estudo foi melhorar a comunicação entre pacientes adolescentes e médicos”, diz Jeannie Huang, líder do estudo e membro do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia. “Ao usar a tecnologia para se comunicar, os pacientes se tornam mais envolvidos com a sua saúde e com o preparo para a vida adulta.”
Os participantes puderam relatar problemas de saúde por meio de mensagens de texto enviadas diretamente para equipe médica. Em um caso, um jovem acessou o serviço de emergência, quando, em condições, não teria procurado ajuda antes que os sintomas se agravassem. “Os pacientes se sentiram menos julgados quando usavam a tecnologia para se comunicar com o médico”, explica Jeannie.
Fonte: Veja online.
Os embargos e desmatamento não são apenas multas; eles bloqueiam crédito e vendas. Descubra como…
O acesso do gado no rio pode gerar multas de R$ 5 mil por hectare.…
A arroba do boi gordo mantém viés de alta após o Carnaval. Com escalas curtas…
Descubra como conduzir o cacto-macarrão para formar ramos longos e pendentes com luz, poda estratégica…
Veja 4 sinais de que o gato Persa pode estar sofrendo com ar seco e…
Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…
This website uses cookies.