O NATAL DO SOLSTÍCIO
O 21 de dezembro é o dia mais longo do ano e, por consequência, tem a noite mais curta. Neste, como sói acontecer todo ano, o sol, em seu deslocamento aparente em direção ao Sul, atingiu seu maior distanciamento da linha do Equador. Neste dia, o sol estaciona em seu aparente deslocamento para o sul. Daí o termo solstício, sol estaciona.
Amanhã, ele começa se deslocar em direção oposta, para o hemisfério Norte. Começa o verão por aqui e o inverno por lá. Ao meio dia, em S. Paulo ou no Mato Grosso do Sul, é possível avistar o disco solar no fundo de um poço. Postes e casas não apresentam sombras. O solstício de verão sempre foi visto como um sinal cósmico da vitória da luz sobre as trevas. É um tempo de Iluminação.
Em seu traçado aparente, hoje o sol passa a pino pelo Queensland no norte da Austrália, percorre o Sul do Oceano Indico, corta Madagascar e Moçambique, passa ao norte da Cidade do Cabo na África do Sul e transita a pino ao norte da cidade de São Paulo. O rastro no solo do caminhar do sol neste dia define ou traça o chamado Trópico de Capricórnio. Essa linha imaginária tem sua passagem sinalizada em diversas rodovias paulistas como a SP 75, a SP 255 e a SP 348. Poucos atentam para essas placas e entendem seu significado.
Solstício e Natal estão associados. A Igreja nunca disse que Jesus nasceu no dia 24 de dezembro. Ele nasceu um dia. Certeza. Os cristãos festejavam essa Natividade em diversas datas. Coube à Igreja definir um dia para celebrar seu nascimento. E a data foi associada ao solstício, nove meses depois da festa da concepção ou da anunciação de Maria, associada ao equinócio, no 25 de março.
Os relatos evangélicos e a tradição retratam o nascimento de Jesus num ambiente rural, num estábulo. Ali descansavam, após a labuta diária, um boi e um burrinho. Em meio ao feno e à palha, o recém-nascido foi colocado numa manjedoura. Logo, o evento foi anunciado aos pecuaristas. Chegaram os pastores, com ovelhas, cabras e cães. E até magos do Oriente com camelos. Foi quase uma feira de pecuária.
No Brasil, o solstício de verão marca do tempo das colheitas e da grande produção agropecuária. A agricultura segue os ciclos cósmicos e deles tira proveito. É um tempo de abundância e riqueza. O solstício ilumina não apenas a Terra, o hemisfério Sul, o espaço em suas três dimensões. Ele também ilumina o tempo, essa quarta dimensão da existência. O Natal ilumina os corações humanos e anuncia a proximidade de um ano novo e a possibilidade, renovada, de um novo Tempo.
Evaristo de Miranda & Chefe Geral e Pesquisador da Embrapa Territorial
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!