Conheça ‘42’ a universidade de tecnologia sem professor

Compartilhar

Uma universidade privada voltada para programação de computadores e desenvolvimento de software resolveu ousar no seu modelo de educação. Sem professores, livros, emissão de diploma e gratuita, a ‘42’, como foi nomeada, é uma instituição francesa que inaugurou no final de outubro a sua segunda unidade no Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos. Em 2013, quando a primeira unidade foi aberta, em Paris, cerca de 70 000 interessados se inscreveram para tentar uma vaga, mas apenas 3.000 estão estudando na universidade.

A nova unidade deve receber cerca de 1.000 alunos americanos interessados em estudar tecnologia. O método de ensino utilizado é colaborativo, em que os alunos avaliam os trabalhos uns dos outros e as atividades são sempre em grupo. O fundador da universidade é o bilionário francês Xavier Niel, dono da empresa de telecomunicações Iliad. Ele financiou a criação da instituição investindo 100 milhões de dólares, cerca de 344,4 milhões de reais.

 

Para Niel e seus sócios, o método de aprendizagem é melhor que o sistema utilizado atualmente, que incentiva os estudantes a serem receptores passivos de conhecimento. Segundo ele, ex-alunos da instituição conseguiram empregos em empresas renomadas, como IBM, Tesla e Amazon.

O nome ‘42’ é uma referência ao clássico de ficção científica “O Guia de Mochileiro das Galáxias”, do autor inglês Douglas Adams. Na série da década de 1970, o número 42 é a resposta dada pelo computador Pensador Profundo a dois jovens sobre a questão fundamental da vida, o universo e ‘tudo mais’. Os personagens da história ficam indignados com a resposta recebida e a máquina afirma que nem eles sabiam qual era pergunta correta a se fazer.

Fonte: Veja.com


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: