Categories: Cultura e Variedades

Venda de medicamentos sem prescrição médica

Regra da Anvisa pode aumentar a venda de medicamentos sem prescrição.

Uma nova norma em vista pela agência pode isentar alguns remédios tarja vermelha de receita médica.

Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode aprovar uma regra que facilita a transformação de medicamentos tarja vermelha – que exigem receita – em medicamentos isentos de prescrição (MIP).

Segundo Jonas Marques, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), a agência se comprometeu a resolver essa questão até o fim de março. “Estive com os diretores da Anvisa há algumas semanas e eles reconhecem que o Brasil precisa se modernizar em relação a regulamentação de medicamentos isentos de prescrição”, contou o dirigente ao jornal Diário Comércio Indústria & Serviços (DCI).

A Abimip espera que a Anvisa se baseie nos modelos vigentes em outros países, como nos Estados Unidos. No mercado americano, um remédio que é comercializado por cinco anos e não tem nenhum evento adverso grave, passa automaticamente a ser isento de prescrição.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a busca por medicamentos sem receita só tem aumentado no país e esse mercado corresponde a um terço do total de vendas de medicamentos. Caso a regra seja aprovada, essa tendência deve aumentar ainda mais. A medida também poderá acelerar a entrada de novas medicações sem prescrição no mercado, já que a legislação prevê a aprovação do princípio ativo e os fabricantes de novos remédios não precisariam entrar com um novo pedido.

Atualmente, os medicamentos com tarja vermelha se dividem em duas categorias: com retenção da receita (remédios controlados, que podem causar dependência e trazer muitos efeitos colaterais e contra indicações) e sem retenção (remédios com diversas contra indicações e que podem acarretar alguns efeitos nocivos). Já os medicamentos isentos de prescrição são aqueles com pouquíssimos efeitos colaterais ou contraindicações, geralmente utilizados em problemas de pouca complexidade, como azia, resfriados, entre outros. Apesar de não necessitar de receita, a recomendação é que estes remédios sejam utilizados de acordo com a orientação de um farmacêutico.

Link da matéria original

Fonte: Veja Online.

Marcelo Ramos

Published by
Marcelo Ramos

Recent Posts

Produtor Rural Paulista: 84% já usam recursos próprios no giro

O produtor rural paulista está mudando sua forma de investir. Descubra como o uso de…

9 horas ago

O que mudou no Zarc Níveis de Manejo? Veja as novidades

O Zarc Níveis de Manejo amplia subvenção do seguro rural para até 50%. Confira as…

9 horas ago

O fim da retenção? Por que o Boi Gordo está caindo agora

O mercado do boi gordo enfrenta queda com pastagens ruins e cautela dos frigoríficos. Descubra…

9 horas ago

Boi China: Salvaguarda dispara preços e lucro no campo

O Boi China lidera a alta na arroba após novas regras de exportação. Descubra os…

9 horas ago

Boi Gordo: Preços caem em praças estratégicas nesta quarta

Confira o preço da arroba do boi gordo hoje em todo o Brasil. Veja a…

13 horas ago

Preço da Novilha Gorda: Cotações sobem em praças estratégicas

Confira a tabela atualizada do preço da novilha gorda nas principais praças do Brasil. Veja…

14 horas ago

This website uses cookies.