Categories: Cultura e Variedades

É melhor ser magro e sedentário do que obeso ativo

É melhor ser magro e sedentário do que obeso ativo

De acordo com um novo estudo, fazer exercícios regularmente não reduz o risco de morte precoce causado pelo excesso de peso

Já se sabe que o excesso de peso é considerado um fator de risco para desenvolver uma séries de doenças e também está relacionado a um risco de morte maior. Agora, um novo estudo, publicado no último domingo na revista científica International Journal of Epidemiology, mostra que a prática regular de atividades físicas por quem está com quilos extras não ajuda a diminuir o risco de morte prematura.

A pesquisa, feita por cientistas suecos, acompanhou mais de 1,3 milhão de homens, a partir de seus 18 anos, por um período de 29 anos. Todos os participantes tinham entrado nas forças armadas, onde passaram por um teste físico e tiveram suas medidas anotadas, como altura e peso.

Publicidade

A equipe de pesquisadores então analisou quantos homens haviam morrido neste período por doenças como câncer e problemas cardíacos. Os resultados mostraram que os participantes que tiveram melhor aptidão no teste físico tinham uma probabilidade muito menor de morrer do que se eles estavam inativos. Entretanto, esse benefício não era visto entre os homens obesos.

Os magros e inativos corriam um risco 30% menor de morrer do que aqueles que estavam acima do peso, mas ativos. “Estes resultados sugerem que ser magro – índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 24,99 – no início da vida é mais importante do que a alta aptidão física, em relação à redução do risco de morte prematura”, disse Peter Nordstrom, professor da Universidade de Umea, na Suécia, e principal autor do estudo.

De acordo com os autores, esses resultados contrariam a crença de que pessoas obesas podem compensar o risco de mortalidade ao praticarem atividade física. No entanto, eles ressaltaram que fazer exercício ainda traz muitos benefícios para pessoas obesas.

Fonte imagem: De acordo com o estudo, pessoas magras e inativas correm um risco 30% menor de morrer do que aquelas ativas, mas que estão acima do peso(Thinksotck/VEJA)

Fonte: Veja online

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Arroba da vaca gorda cai em praças chave; Veja tabela de hoje

O mercado da vaca gorda apresenta recuos em importantes regiões produtoras neste 29 de abril.…

6 segundos ago

Bambu-da-sorte: como saber se a dracena sanderiana está suplicando por um vaso maior

O bambu-da-sorte (dracaena sanderiana) ocupa aquele canto iluminado da casa, com hastes firmes e raízes…

5 horas ago

Qual o lugar certo para posicionar a flor-de-maio para garantir floração consistente a cada novo ciclo

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) parece saudável à primeira vista, com folhas firmes e verdes, mas…

6 horas ago

É por isso que um gambá só aparece à noite: veja 4 hábitos que revelam como ele sobrevive nas cidades

O gambá surge quase sempre no mesmo horário: silêncio nas ruas, luz fraca dos postes…

7 horas ago

Suinocultura de Mato Grosso do Sul: Setor dispara 50% com R$ 300 mi

A suinocultura de Mato Grosso do Sul cresce 50% em três anos com aporte de…

18 horas ago

Estratégia Energética dos EUA: O detalhe que todos ignoram

A nova Estratégia Energética dos EUA sob Trump e Rubio foca em limitar o petróleo…

18 horas ago

This website uses cookies.