Rússia suspende importações do Brasil

Compartilhar

O serviço de fiscalização veterinária e fitossanitária da Rússia (o Rosselkhoznadzor) suspendeu temporariamente as importações de unidades processadoras de carne bovina do Brasil localizadas em Goiás.

Segundo a Agência Estado, a suspensão atinge plantas da Minerva (SIF 431) e do Marfrig (SIF 3047), localizadas, respectivamente, nas cidades de Palmeiras de Goiás e Mineiros. Testes de laboratório teriam constatado a presença da bactéria listeria em lotes de carnes importadas.

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (21) que irá solicitar cópias de laudos laboratoriais ao governo russo e mais informações sobre os problemas com os lotes. Segundo o governo, o serviço russo justificou a suspensão deu em função de “repetidas não-conformidades”.

A Rússia decidiu ainda reforçar a vigilância em relação aos produtos importados da planta 576 de carne de frango da Seara, em Santa Catarina.

Anuncio congado imagem

Mesmo com as restrições às importações do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso anunciadas e não efetivadas, além do movimento constante de suspensão e liberação de plantas frigoríficas, o mercado russo ainda é um dos mais importantes para as exportações brasileiras de carnes.

Os números do Ministério da Agricultura mostram que no primeiro quadrimestre deste ano a Rússia absorveu 22,7% das exportações brasileiras de carne bovina, perdendo apenas para Hong Kong, que respondeu por 25,1%, destaca a Agência Estado.

No acumulado deste ano as exportações cresceram 14,5% em volume (para 101,8 mil toneladas) e 3,4% em valor (para US$ 408,1 milhões). As exportações de carne de frangos não são menos expressivas para a Rússia, que está fora da lista dos dez maiores importadores do produto brasileiro.

No caso da carne suína, mesmo com poucas plantas habilitadas a Rússia ainda é o principal mercado, absorvendo 27,3% das exportações brasileiras, seguida por Hong Kong (23,5%) e Ucrânia (16,2%).

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano as exportações de carne suína para o mercado russo cresceram 39,35% em volume (para 42,2 mil toneladas) e 36,6% em valor (para US$ 125,9 milhões).

 

Fonte: G1, em São Paulo


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *