Três receitas de doces feitos com cascas de frutas

Compartilhar

Cascas de melancia, laranja e manga são ingredientes principais dessas sobremesas suculentas.

As cascas da manga, da melancia e da laranja são repletas de nutrientes e devem ser utilizadas na culinária, principalmente quando visamos aproveitar ao máximo a comida.

Sorvete de manga com casca

Ingredientes:

3 xícaras de água;

2 xícaras de açúcar;

1 sachê de gelatina sem sabor;

½ xícara de água para hidratar a gelatina;

2 mangas com casca e sem caroço.

Modo de preparo:

Leve ao fogo as 3 xícaras de água com o açúcar e mexa até formar uma calda grossa. Retire do fogo e acrescente a gelatina hidratada. Bata a manga com a casca no liquidificador. Misture a manga batida com a calda e deixe esfriar. Leve ao freezer. Depois de congelado, retire do freezer e bata na batedeira. Conserve no freezer.

Doce de casca de melancia

Ingredientes:

3 xícaras de casa de melancia (será usado somente a parte branca);

1 xícara de água;

½ xícara de açúcar;

Canela em pau;

2 cravos.

Modo de preparo:

Lave as cascas de melancia, depois remova a primeira camada (verde) com ralador ou faca. Corte a parte branca em cubos pequenos e reserve. Coloque a água e o açúcar em uma panela pequena e deixe dissolver 5 minutos em fogo baixo. Adicione a canela, o cravo e a casca de melancia cortada. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando a calda estiver transparente e a calda estiver mais densa, desligue o fogo e coloque para esfriar. Leve à geladeira e sirva quando estiver frio.

Dica:

Você também pode fazer essa receita com a casca ralada, utilizando toda a casca, inclusive a parte verde, e acrescentando coco ralado.

Doce da casca de laranja

Ingredientes:

6 laranjas;

2 xícaras de açúcar;

Cravo e canela em pau a gosto.

Modo de preparo:

Raspe com uma faca o sumo das laranjas. Corte as laranjas em quatro e retire os gomos, deixando apenas a casca. Deixe de molho em uma bacia de água de um dia para outro, para tirar a acidez, e troque a água várias vezes. Corte as cascas no meio e depois em fatias finas.

Coloque em uma panela com água, de modo que cubra o ingrediente e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Escorra a água e coloque as cascas em uma panela com açúcar, o cravo e canela. Leve ao fogo baixo até apurar.

Fonte: Revista Globo Rural.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *