Categories: Culinária

Preço dos orgânicos não compensa ganhos nutritivos

Preço dos orgânicos não compensa ganhos nutritivos, diz nutricionista.

De acordo com o nutricionista Filipe Freire, do Club Sport Marítimo (Ilha da Madeira, Portugal), os ganhos nutritivos dos alimentos orgânicos para a saúde não compensam o alto preço cobrando. Segundo o especialista, existem realmente algumas vantagens alimentares nos produtos advindos de agricultura orgânica, mas que “não são em nutrientes críticos”.

Publicidade

Falando ao português Jornal Econômico, o nutricionista exemplificou que, de fato, há algum aumento no nível de fósforo percebido numa dieta baseada em alimentos orgânicos. De acordo com ele, porém, “o fósforo não é um elemento que nos preocupe numa alimentação equilibrada”.

Filipe Freire vai além e afirma que muitos produtos ditos orgânicos, na realidade, “levam pesticidas, e estes pesticidas podem ser sintéticos, o que se justifica caso não haja pesticidas naturais para combater uma determinada praga. Além disso, os pesticidas biológicos, para atingirem o mesmo nível de efeito de um sintético, acabam por ser utilizados numa dose superior”.

“Pode acontecer os alimentos de agricultura biológica terem mais pesticidas do que os alimentos de agricultura convencional. Isso é um dado que não está neste momento transparente ao público”, aponta o nutricionista português, que é licenciado na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

A opinião de Filipe Freire vai ao encontro da posição do bioquímico e divulgador científico José Miguel Mulet, o qual afirmou que um alimento orgânico não é necessariamente saudável. Mulet sustenta que a comida orgânica também tem uma indústria por trás, e lembra que o rótulo “ecológico” se refere apenas a como o produto foi obtido, não à sua qualidade.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems. Crédito: DP Pixabay.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

Risco pós-colheita: O segredo macabro que devora safras recordes

O risco pós-colheita e o manejo incorreto da umidade nos silos ameaçam sua rentabilidade. Descubra…

2 horas ago

Preço do milho desaba para menor valor do ano com safra

O preço do milho registra as menores médias nominais do ano com o avanço da…

2 horas ago

Lucro na Cria: Inseminação de Novilhas Nelore aos 12 Meses

"Descubra como a inseminação de novilhas Nelore aos 12 meses revoluciona a cria. Veja o…

2 horas ago

Avaliação morfológica: 6 pontos críticos no debate do Nelore ideal

A avaliação morfológica do touro INDHU FIV HRO, cotado em R$ 9,96 milhões, gera debates…

3 horas ago

Saiba por que os cães de fazenda conseguem perceber movimentos e mudanças que passam despercebidas no dia a dia

O que torna os cães de fazenda tão atentos ao ambiente e por que isso…

5 horas ago

This website uses cookies.