Bolo de casca de banana e doce da fruta

Compartilhar

Visando o aproveitamento dos alimentos, o doce de banana é feito com as frutas que não são utilizadas na receita do bolo.

Uma pesquisa da Embrapa mostrou que o desperdício de alimentos dentro de um núcleo familiar chega a mil reais por ano, uma média de 128 quilos de comida ao longo do período.

Para evitar esse tipo de desperdício, o Restaurante Flórida, no Rio de Janeiro, compartilhou uma receita de bolo feito com cascas de banana. E para acompanhar, a Globo Ruraral indica um doce de banana, com as frutas que não foram utilizadas no bolo.

Bolo de Casca de Banana

Ingredientes:

Massa:

Cascas de 8 bananas;

2 ovos;

2 xícaras de açúcar;

2 ½ xícaras de leite;

2 colheres (sopa) de manteiga;

2 xícaras de farinha de rosca;

1 colher (sopa) de fermento em pó;

Manteiga e farinha de trigo para untar a forma.

Cobertura:

1 xícara de açúcar de confeiteiro;

2 colheres (sopa) de caldo de limão;

1 banana;

Canela a gosto.

Modo de preparo:

Massa:

Lave as cascas de banana. Bata no liquidificador os ovos, o leite, o açúcar, a manteiga e as cascas de banana. Coloque a mistura em uma vasilha e adicione a farinha de rosca aos poucos, mexendo bem. Por último, misture delicadamente o fermento.

Despeje o conteúdo em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 35 minutos. Retire o bolo do forno e deixe amornar antes de desenformar. Polvilhe o bolo com canela.

Cobertura:

Em uma tigela pequena, misture bem o açúcar com o caldo de limão, até ficar liso. Espalhe sobre o bolo e deixe endurecer. Decore o bolo com rodelas de banana e canela a gosto.

FONTE: REDAÇÃO GLOBO RURAL. IMAGEM: MERAMENTE ILUSTRATIVA.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *