Aproveite a safra: Receita de torta de morango

Compartilhar

A produção de morango deve ser menor no sul de Minas Gerais. Com menos fruta no mercado, quem investiu no cultivo está satisfeito.

 

Esta é a principal safra da fruta, que é colhida o ano todo na região. De acordo com dados da Emater, Minas Gerais deve responder por 50% da produção nacional em 2013, com uma área de mais de 1,9 mil hectares plantados.

A estimativa é que a produção de morango caia de 15% a 20% em relação ao ano passado. Um dos motivos é que a área plantada está menor. Só em uma lavoura da região, a redução foi de 40%. “Primeiro foi o arrendamento da terra que aumentou, depois o problema da mão-de-obra e o preço”, explica a agricultora Lourdes Alcântara.

A estimativa é que a produção passe de 80 mil toneladas para 68 mil toneladas. “O morango exige uma rotação de cultura, você não pode repetir o plantio na mesma área, cada ano precisa buscar uma nova área, podendo retornar a cada cinco anos”, explica o agrônomo Vicente Nery.

O agricultor Amauri Crispim, que há oito anos arrenda terras, é um exemplo da falta de área para o cultivo. Este ano, ele teve dificuldade para encontrar propriedades disponíveis e a solução foi dividir a lavoura com outro produtor.

A compensação vem no preço. O morango da região é vendido em todo o país e a caixa com 1,2 quilo da fruta está mais valorizada. Para aumentar ainda mais a renda, muitos agricultores aproveitam a colheita para transformar a fruta em quitutes deliciosos como a torta de morangos.

Torta de Morango

Ingredientes
250 gramas de farinha de trigo
2 colheres de manteiga
Recheio
1 caixa de leite condensado pequena
500 ml de leite
1 gema de ovo
2 colheres de amido de milho
Cobertura
2 bandejas de morango pequena
1 caixa de gelatina de morango

Modo de preparo
Massa
Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Mexa até ficar uma massa sólida. Depois abra a massa e coloque em uma forma redonda em forma de aro (30x30cm). Deixe assar por 20 minutos em temperatura média (180°) ou até começar a ficar douradinha nos lados. Retire e deixe esfriar.

Recheio
Em uma panela, acrescente o leite, o leite condensado, o ovo e o amido de milho. Mexa todos os ingredientes, em fogo brando, até a mistura se soltar por completo da panela. Deixe esfriar e coloque na assadeira sobre a massa já assada.

Cobertura
Coloque os morangos já lavados e sem os cabinhos um ao lado do outro, até que cubram por completo toda a massa.

Gelatina
Faça a gelatina como de costume e deixe gelar até ficar consistente, mas não muito dura. Ela deve ficar um pouco molinha. Depois acrescente a gelatina aos poucos em cima da torta cobrindo os morangos por completo. Coloque novamente para gelar por 40 minutos e sirva.

Rendimento: 8 pedaços.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: