Receita Mineira de Moqueca de surubim

Compartilhar

Surubim é considerado o peixe nobre do Rio São Francisco. Carne é macia, suculenta e não tem o gosto forte típico do peixe. A combinação fica ainda mais perfeita com esta receita que vem de Três Marias, MG

 

Represa hidrelétrica de Três Marias, região central de Minas Gerais, é neste lugar que está o sítio do criador João Simão. Há pouco mais de um ano, ele decidiu investir na criação de surubim. Vivo, o peixe custa R$ 12 o quilo. “É um peixe que vende bem, a procura é grande e tudo o que produzimos, rapidamente é vendido”, diz.
O peixe tão apreciado faz parte das principais receitas dos restaurantes de Três Marias.

Moqueca de surubim

Salmoura
Reserve 600 ml de água, 250 ml de vinagre e duas colheres de sopa de sal com alho. Coloque o surubim em uma bacia, despeje a água, o vinagre e espalhe delicadamente o sal com alho sobre o peixe. Deixe nessa salmoura por 24 horas.

Ingredientes da moqueca
800 gramas de surubim já temperados no dia anterior
2 tomates médios
2 cebolas médias
2 pimentões verdes
2 colheres de sopa de açafrão e colorau à base de urucum
1/2 colher de sopa de sal com alho
100 ml de leite de coco
2 colheres de chá de azeite de dendê
400 ml de água filtrada
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite, doure o sal com o alho e depois misture o açafrão e o corante. Adicione água e coloque, com cuidado, as postas de surubim na panela. Adicione água até cobrir quase todo o peixe. Nesta hora, atenção a um detalhe importante: um dos grandes segredos do surubim é ajeitar posta por posta dentro da panela para não quebrar. E não pode mexer muito também.

Distribua bem o azeite de dendê e o leite de coco na panela. Em seguida, cortados em cubos, adicione o tomate, a cebola e o pimentão. Espalhe por toda a moqueca até cobrir o peixe. Se quiser, acrescente pimentão em rodelas para decorar.

Dependendo da altura do fogo, vai cozinhar em 1/2 hora, 40 minutos.

Feita a moqueca, é hora de preparar o pirão. Em outra panela, coloque cinco conchas do caldo da moqueca. Adicione 100 gramas de farinha de mandioca aos poucos e mexendo sempre. Em quatro minutos está pronto.
Arroz branco também acompanha.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: