Confira 5 vídeos incríveis em ultradefinição da Nasa

Compartilhar

Nesta semana, a Nasa divulgou um novo projeto, chamado Nasa TV UHD, que fará a divulgação de vídeos do espaço gravados em 4K (ultradefinição) com a utilização de uma câmera com tecnologia de ponta, produzida pela companhia americana Harmonic. Com as imagens, a Nasa anunciou que está apostando em tecnologia nunca antes utilizada para mostrar aos terráqueos seus feitos no espaço. O primeiro vídeo do projeto registrou uma aurora boreal a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O site da Nasa, no entanto, já disponibiliza uma lista de incríveis vídeos gravados com ultradefinição, feitos com a câmera RED Epic Dragon – a bordo da ISS desde julho de 2015. A câmera capta seis vezes mais detalhes que as utilizadas anteriormente. Entre as filmagens estão vistas panorâmicas da Terra, além de experimentos com água em microgravidade, feitos pelo astronauta americano Scott Kelly (famoso por ter realizado uma missão de um ano no espaço).

A tecnologia de filmagem que está sendo testada na estação espacial pode trazer novas informações para as investigações feitas no espaço. “As imagens e vídeos de maior resolução podem revelar mais dados necessários quando usadas em pesquisas científicas, dando aos cientistas uma nova ferramenta valiosa a bordo da ISS”, explica a agência.

Confira abaixo os 5 incríveis vídeos de ultra definição feitos pela Nasa

Aurora Boreal


Usando imagens de várias órbitas que a Estação Espacial Internacional (ISS) deu em volta da Terra, a câmera com nova tecnologia desenvolvida pela empresa americana Harmonic em parceria com a Nasa capturou Auroras Boreais e Auroras Austrais em um bonito espetáculo.

Visão panorâmica da Terra


A vista panorâmica da Terra foi filmada a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e é utilizada como um dos objetos de estudo da Nasa. A agência monitora e analisa dados da superfície e ar da Terra com uma frota de satélites e campanhas ambiciosas de observação, utilizando pesquisas abrigadas na própria ISS. Ao final do vídeo é possível observar a divisão entre dia e noite no planeta.

Experimento com água


O astronauta americano Scott Kelly realizou um experimento com uma pequena bola de água durante sua missão de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). No líquido, que ficou flutuando, colorações foram inseridas para deixar a pequena bola verde. Em seguida, um comprimido efervescente foi dissolvido dentro da água, liberando gases que foram capturados por uma câmera com seis vezes mais detalhes que outras utilizadas até então.

Observação da parte terrestre do planeta


Ao observar os continentes da Terra, os pesquisadores a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) são capazes de realizar análises climáticas, previsões meteorológicas monitoramento de furacões e rastreamento de poluição.

Pingue pongue no espaço


O astronauta americano Scott Kelly comemorou seu aniversário de 300 dias no espaço realizando outro experimento em microgravidade: jogar pingue pongue com uma bola feita de água. Kelly explica que as raquetes são chamadas de “raquetes hidrofóbicas” pois repelem as moléculas de água, permitindo que ele brinque com a bola líquida no espaço.

 

 

Fonte: Veja.com


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *