Vídeo: beijaço a favor do amor entre judia e palestino

Compartilhar

Judeus e palestinos fazem ‘beijaço’ contra proibição de livro em Israel

Uma obra que conta a história de amor entre um palestino e uma judia foi proibida de ser usada na grade curricular do ensino médio. O veto motivou muitos protestos

Jovens palestinos e judeus promoveram um “beijaço” para protestar contra a proibição de um livro no ensino médio de Israel. O vídeo, promovido pela revista Time Out, mostra casais heterossexuais e gays formados por palestinos e judeus se beijando. O filme é mais uma reação entre as muitas que criticaram a proibição do livro “Gader Jayá” (traduzido ao inglês como “Borderlife”), da escritora Dorit Rabinyan.

A obra narra a relação de amor de uma mulher judia com um homem palestino e foi proibida, no início de janeiro, de ser usada na grade curricular pelo Ministério da Educação israelense, sob a justificativa que o livro “encoraja a assimilação”. A proibição motivou uma onda de protesto nas redes sociais contra o ministro da Educação, Naftali Bennett, líder do partido nacionalista religioso Lar Judaico. “Comprei hoje vários livros. Acredito que é o livro que atualmente deve ser entregue aos alunos e alunas”, escreveu em sua página do Facebook o chefe da oposição e líder trabalhista, Isaac Herzog, estimulando a população a comprá-lo.

Centenas de atores, publicitários, escritores e intelectuais em geral, assim como políticos e educadores, se manifestaram contra o boicote que o Ministério impôs ao romance de Dorit Rabinyan, escritora e roteirista de conhecida trajetória local. O livro conta a história de uma tradutora israelense e um artista palestino que se apaixonam em Nova York e que veem como seu amor resiste a apagar-se quando ambos devem retornar a Tel Aviv e Ramala, e enfrentar a crua realidade política da região.

Ganhadora de vários prêmios locais e muito mais produtiva em sua juventude que na idade adulta, Rabinyan tinha passado quase despercebida com seu último livro até que vários professores de literatura hebraica pediram ao ministério para inclui-lo na lista de recomendados para os níveis avançados do ensino médio. Os membros da comissão acadêmica pertinente lhe deram o selo de apto, mas dois altos funcionários do ministério consideraram que era inadequado e ordenaram que o título fosse apagado da lista, contando com o apoio do ministro. Entre os argumentos, o Ministério informou que é preciso preservar “a identidade e a herança dos estudantes em cada coletivo social”, ao mesmo tempo em que reforçava que as “relações íntimas entre judeus e não judeus ameaçam a separação de identidades”, de acordo com o jornal Haaretz.

Fonte imagem: Um casal formado por um palestino e uma judia beijam-se em vídeo de protesto (Reprodução/Youtube/VEJA.com)

Anuncio congado imagem

Fonte: Veja online


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!