Em AL, ribeirinho ensina a arte de tocar pífano
Pífano é um instrumento muito tradicional no NE, típico da cultura popular. Agricultor ensina a arte à crianças e jovens de comunidade rural.
Piaçabuçu fica ao sul do estado de Alagoas. O Rio São Francisco e as coloridas embarcações dão um banho de beleza à paisagem do município de 20 mil habitantes.
Cícero Lino encontra a equipe de reportagem fazendo o que mais gosta: tocando pífano, instrumento parecido com uma flauta, fabricado artesanalmente com bambu ou cano de plástico.
O agricultor aposentado tem hoje 70 anos e teve o primeiro encontro com o instrumento aos 13. Depois, não conseguiu mais largá-lo.
Hoje, mestre Cícero tem mais de 100 composições próprias, participações em trilhas sonoras de filmes e gravações de CD em festivais de música. Ele já percorreu o Brasil de Norte à Sul divulgando a cultura nordestina.
Hoje o mais importante para Cícero é dividir a cultura adquirida em anos de estrada. Duas vezes por semana, ele sai de Piaçabuçu e segue para Penedo, onde dá aula para crianças e jovens da zona rural.
Em apenasa um mês de aulas, a melodia do clássico de Luiz Gonzaga, Asa Branca, já está na ponta dos lábios e dos dedos da garotada.
Atualmente, 28 alunos participam do projeto e estão se organizando para criar a primeira banda de pífanos, um dos sonhos de Cícero.
Fonte: Globo Rural

