Em AL, ribeirinho ensina a arte de tocar pífano
Pífano é um instrumento muito tradicional no NE, típico da cultura popular. Agricultor ensina a arte à crianças e jovens de comunidade rural.
Piaçabuçu fica ao sul do estado de Alagoas. O Rio São Francisco e as coloridas embarcações dão um banho de beleza à paisagem do município de 20 mil habitantes.
Cícero Lino encontra a equipe de reportagem fazendo o que mais gosta: tocando pífano, instrumento parecido com uma flauta, fabricado artesanalmente com bambu ou cano de plástico.
O agricultor aposentado tem hoje 70 anos e teve o primeiro encontro com o instrumento aos 13. Depois, não conseguiu mais largá-lo.
Hoje, mestre Cícero tem mais de 100 composições próprias, participações em trilhas sonoras de filmes e gravações de CD em festivais de música. Ele já percorreu o Brasil de Norte à Sul divulgando a cultura nordestina.
Hoje o mais importante para Cícero é dividir a cultura adquirida em anos de estrada. Duas vezes por semana, ele sai de Piaçabuçu e segue para Penedo, onde dá aula para crianças e jovens da zona rural.
Em apenasa um mês de aulas, a melodia do clássico de Luiz Gonzaga, Asa Branca, já está na ponta dos lábios e dos dedos da garotada.
Atualmente, 28 alunos participam do projeto e estão se organizando para criar a primeira banda de pífanos, um dos sonhos de Cícero.
Fonte: Globo Rural
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











