Os menores seres vivos do mundo

Compartilhar

Quais são os menores mamíferos, insetos, plantas e micróbios do mundo? Descubra nessa galeria.

Eles podem caber na ponta de um dedo humano. Outros são ainda menores – e invisíveis ao nosso olho. Conheça 10 seres vivos que são absurdamente pequenos.

Seres muito simples e pequenos, vírus dependem do organismo de um hospedeiro para operar seu metabolismo. Por isso, alguns biólogos defendem que nem são seres vivos.

O nome científico é Wolffia arrhiza, mas o que você precisa mesmo saber é que essa é uma das menores plantas do planeta. Cada um desses grãos verdes mostrados na foto é uma única planta.

Descobertos em 1996, no fundo do mar, os nanobes foram descritos como uma das menores formas de vida conhecidas. Eles têm entre 20 e 150 nanômetros – são quase tão pequenos quanto um vírus.

Quando o assunto são insetos, poucos são menores do que a Dicopomorpha echmepterygis, uma vespa. Os machos medem em torno de 0.13 mm.

Os ácaros também são conhecidos pelo pequeno tamanho – só podem ser vistos com a ajuda de microscópios.

Trinta milímetros. Esse é o tamanho médio de um dos menores répteis do mundo, o Brookesia micra, um camaleão.

O bicho da foto é um dos menores vertebrados terrestres. O Sphaerodactylus parthenopion mede cerca de 19 milímetros.

O menor mamífero do mundo é um morcego. Natural da Tailândia, o bicho pesa dois gramas e tem envergadura máxima de três centímetros.

Sim, esse sapo é menor do que uma moeda. O <i>Paedophryne amauensis</i>, nativo de Papua-Nova Guiné, mede cerca de 10 milímetros

O menor carnívoro do mundo é doninha-anã. O animal tem 23 centímetros de comprimento.

Fonte: Super Interessante.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *