Meteorologia: Previsão do tempo CPTEC/INPE 10/04/2014
BRASIL:
Tempestades severas no Sul e chuvas fortes no centro-norte do país, deverá chover de forma intensa em áreas do noroeste e extremo norte do RS, SC e PR devido a atuação áreas de instabilidades. Nestas áreas, as chuvas também deverão ser intensas devendo vir acompanhada de raios, ventanias e ocasional queda de granizo.
As chuvas poderão ter alto poder destrutivos em algumas cidades entre SC e PR não descartando episódios isolados de tornados. Ocorrerá pancada de chuva em grande parte dos Estados do Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste brasileiro devido a atuação de uma massa de ar quente e úmida. Em diversas localidades as chuvas poderão ser intensas devendo provocar impactos à população das áreas atingidas.
REGIÃO CENTRO-OESTE:
Em todas as áreas da região: variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Em alguns pontos as pancadas de chuva serão fortes. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no sudoeste de MT. Temperatura mínima: 18ºC no leste de GO.
Em todas as áreas da região: variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Em alguns pontos as pancadas de chuva serão fortes. Temperatura estável.
Tendência: Em todas as áreas da região: variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Em alguns pontos as pancadas de chuva serão fortes. Temperatura estável.
REGIÃO NORDESTE:
No sul da BA: sol e poucas nuvens. No sudoeste da BA: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. No leste da região e sudoeste e oeste da BA: variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no SE. Temperatura mínima: 19ºC no interior da BA.
No sul da BA: sol e variação de nuvens. No centro-sul do MA, PI, CE, sul de RN, na PB, em PE, AL, SE e norte da BA: nublado com fortes pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Temperatura estável.
REGIÃO NORTE:
Em RR, noroeste do PA e oeste do AP: sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região: variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas. as pancadas de chuva serão fortes em alguns pontos. Temperatura estável. Temperatura máxima: 36ºC no nordeste de RR. Temperatura mínima: 18ºC no noroeste de RR.
Em RR, extremo norte do AM, noroeste do PA e oeste do AP: sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região: variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas. As pancadas de chuva serão fortes em alguns pontos. Temperatura estável.
REGIÃO SUDESTE:
No nordeste de SP, leste de MG, grande parte do ES e noroeste do RJ: sol e variação de nuvens com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. No RJ e leste de SP: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Temperatura estável. Temperatura máxima: 33ºC no norte do ES. Temperatura mínima: 11ºC na Serra da Mantiqueira.
No centro-oeste e norte de MG e SP: variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas à tarde. No leste e sul de MG, grande parte do centro-sul do ES, norte do RJ e nordeste de SP: sol e variação de nuvens com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região: sol e variação de nuvens. Temperatura estável.
Tendência: No interior de MG e leste de SP: sol e poucas nuvens. No ES, leste de MG e RJ: sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região: variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. Temperatura estável.
REGIÃO SUL:
No sudoeste do PR, oeste de SC e noroeste do RS: nublado com fortes pancadas de chuva. No sul e oeste do RS: sol e poucas nuvens. No leste do RS: muitas nuvens e chuva pela manhã. Nas demais áreas da região: variação de nuvens com pancadas de chuva. Temperatura amena. Temperatura máxima: 30ºC no norte do RS. Temperatura mínima: 16ºC nas áreas de serra.
No oeste do RS: nublado com pancadas de chuva. No sul do RS: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas, principalmente à tarde. Temperatura amena.
Tendência: Em grande parte do RS: muitas nuvens e chuva. Nas demais áreas da região: variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas, principalmente à tarde no leste do PR e nordeste de SC. Temperatura em pequeno declínio na região.
FONTE: CPTEC / INPE.

