O sistema detecta a geada com 48 horas de antecedência. Região Sul do país enfrenta onda de frio intensa com risco de geada. Clima frio pode prejudicar bastante as lavouras.
A agrometeorologista Heverly Morais explica que o sistema é uma parceria do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, com o Simepar, Instituto Meteorológico do Paraná, que informa através de boletins diários a ocorrência ou não de geadas em todo o estado.
Apesar de hoje o sistema estar acessível para todo mundo, uma curiosidade é que ele foi criado inicialmente para alertar os cafeicultores. Plantas com até seis meses devem ser completamente enterradas e só devem ser desenterradas quando o Iapar informar. Plantas de seis meses a dois anos devem ser protegidas colocando bastante terra junto ao tronco. O cumprimento dessas orientações, garante 100% que o pé de café não vai se perder em função da geada.
O agricultores podem ter acesso ao serviço através do site do Iapar ou do Simepar. Basta fazer um cadastro e as informações podem ser recebidas inclusive via celular.
Fonte: Globo Rural
O governo federal implementou uma medida histórica que permite a renovação automática da CNH de…
Esquecer onde parou o veículo é um problema comum, mas o novo recurso Google Maps…
A busca por inteligência extraterrestre ganha um novo fôlego com a Hipótese da Anormalidade, proposta…
A recente descoberta de que o enxofre no universo pode ser gerado por processos puramente…
Uma técnica para pegar frango inusitada, utilizando apenas uma folha de árvore, tornou-se o novo…
Uma descoberta recente na Cratera Jezero indica que o Clima Tropical em Marte pode ter…
This website uses cookies.