Mais de 90% da produção de eucalipto de Mato Grosso são destinados ao agronegócio.

Os alertas dos pesquisadores sobre os riscos do aquecimento global, em decorrência da emissão de gás carbônico na atmosfera, e a certeza da finitude de insumos não renováveis, como o petróleo, têm forçado a indústria e os governos a desenvolverem tecnologias para a produção de energia renovável, como a eólica, a solar e a proveniente da biomassa vegetal. A energia gerada pela biomassa (bagaço da cana de açúcar, casca de arroz, casca de cereais, lenha) já representa quase 10% de tudo o que é produzido no país. Essa fonte de energia renovável será o foco dos debates do “Florestar 2015 – 11° Encontro de Reflorestadores de Mato Grosso”, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

Publicidade

A Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), organizadora do evento, congrega 29 associados, dos quais, os produtores de eucalipto destinam mais de 90% de sua produção para a geração de energia através da lenha e cavaco do eucalipto.

Segundo dados da Arefloresta, a produção de Eucalipto saltou de quase 38 mil hectares em 2006 para 188 mil hectares em 2014/2015 e de Teca passou de mais de 48 mil hectares para 65 mil em 2014/2015. Os números evidenciam uma grande expansão da base florestal em Mato Grosso, impulsionada pela agroindústria (biomassa florestal) e pela atração de investimentos na plantação de madeira de alto valor (Teca).

A cadeia produtiva de florestas plantadas é ampla e envolve diversos segmentos para o PIB do país, como celulose e papel, aço, mobiliário, construção civil e naval, embalagens e os setores energético, farmacêutico, químico e alimentício.

Florestar 2015

O “Florestar 2015 – 11° encontro de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso: Mercado, Inovação e Tecnologia de Florestas Plantadas” vai contar com importantes profissionais e pesquisadores que estudam a relevância do setor para a economia nacional e debater os caminhos para o seu desenvolvimento sustentável. “O evento vai discutir políticas de fomento para o setor. É um fórum aonde procuramos direcionar o caminho que o setor de florestas plantadas do Estado deve seguir “, destacou Fausto Takizawa, diretor da Arefloresta, Associação de Reflorestadores de Mato Grosso.

O evento é destinado a associados, profissionais do ramo, estudantes das áreas de engenharia florestal, meio ambiente, agronomia e arquitetura e as inscrições já estão abertas pelo site www.arefloresta.org.br.

Fonte: arefloresta.org.br

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

5 curiosidades sobre o comportamento dos bezerros que podem indicar saúde, estresse ou adaptação

Observar o comportamento dos bezerros vai muito além da curiosidade rural. Pequenos gestos, mudanças sutis…

49 minutos ago

O que significa quando seu cachorro suspira fundo enquanto está deitado perto de você

Existe um momento silencioso que chama atenção de quem convive com um cachorro: aquele suspiro…

21 horas ago

Por que a galinha-d’angola faz tanto barulho e como isso pode proteger sua casa

Há sons no ambiente rural que parecem incômodos à primeira vista, mas escondem funções surpreendentes.…

22 horas ago

Milho bate R$ 71: Veja onde o preço da saca disparou hoje

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe a cotação da…

1 dia ago

Preço da soja: Queda ou alta? Veja as cotações de hoje

O preço da soja apresenta variações significativas entre as praças brasileiras. Confira a tabela atualizada…

1 dia ago

Preço do Boi Gordo: O que está por trás da subida generalizada?

O Preço do Boi Gordo apresenta tendência de alta em diversas praças brasileiras. Confira a…

1 dia ago

This website uses cookies.