Clima favorável gera boas expectativas para produção de soja em 2015.
No próximo dia 2 de setembro acontece em Naviraí o 13º Simpósio da Soja. Realizado pela Copasul- Cooperativa Agrícola Sul-matogrossense na Câmara Municipal de Naviraí. O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados. Com objetivo de realizar palestras técnicas, de mercado e clima para produtores, técnicos e estudantes, proporcionando assim o desenvolvimento técnico da região.
O consultor da Somar Meteorologia, Marco Antônio Santos, um dos palestrantes do evento, afirma que nesta safra o grande fenômeno climático que está influenciado o clima é o El Niño. E ele poderá ser o mais forte dos últimos anos, muito semelhante ao ocorrido na safra 1997/98.
Em 2015, a programação conta com cinco palestras que tratam de diversos assuntos, como manejo de adubação, análise de previsões climáticas, tendências para a safra 2015/2016, irrigação, dentre outros. “O clima esse ano será bem mais favorável do que prejudicial à produção. Apesar das chuvas mais irregulares entre setembro e outubro, não há indicativos de que venham a ocorrer períodos longos de estiagem, como ocorreu na safra passada, mais precisamente em outubro/14. Contudo, no verão poderá vir a ocorrer um período de estiagem.
O problema é que ainda não há como precisar com exatidão quanto ele irá ocorrer, mas deverá ser na primeira metade do verão (entre janeiro e fevereiro)”, afirmou Santos.
Ele ainda recomenda que a melhor alternativa para o produtor é sempre estar de olho nas previsões meteorológicas de curto prazo (7 dias), pois assim ele poderá saber se haverá ou não uma continuidade das chuvas e com isso, plantar com segurança.
Serviço: A inscrição para o simpósio é gratuita e pode ser feita no site da Copasul no http://www.copasul.coop.br
Fonte: Capital News. Autor: Rosália Prata.
Cacto pode sofrer com água em excesso mesmo firme; veja 4 sinais discretos e evite…
Descubra como adaptar a casa para que felinos reduzam conflitos e convivam com mais equilíbrio…
A produção de carne Wagyu no Brasil cresce 30% e movimenta bilhões. Descubra como a…
Os embargos e desmatamento não são apenas multas; eles bloqueiam crédito e vendas. Descubra como…
O acesso do gado no rio pode gerar multas de R$ 5 mil por hectare.…
A arroba do boi gordo mantém viés de alta após o Carnaval. Com escalas curtas…
This website uses cookies.