Categories: Eventos e Lazer

II Seminário da Rede AgroHidro

 

Publicidade

Apresentação:

Considerando os desafios associados às crises de suprimento de alimentos e de água no mundo, foi estabelecida a Rede Agrohidro por iniciativa de um grupo de pesquisadores da Embrapa. O objetivo principal da rede é promover a integração, a troca e o avanço de conhecimentos entre profissionais e instituições nacionais e estrangeiras que estudam as interações entre os recursos hídricos e as cadeias produtivas agropecuárias e florestais, em busca de soluções baseadas em conhecimentos e tecnologias, voltadas à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da população em geral.

 

Liderada pela Embrapa Cerrados, a rede tem parcerias estratégicas com diversas universidades e instituições governamentais, contando com a participação de 20 Centros de Pesquisa da Embrapa e de mais de 36 instituições parceiras externas.

 

A rede foi oficializada a partir de um projeto aprovado pelo edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/CT- AGRO/CTHIDRO/FAPS/EMBRAPA Nº22/2010. Com a rede oficializada e após diversas reuniões e articulações, em 2012 foi aprovado projeto de pesquisa em rede nacional a partir de edital da Embrapa, sendo intitulado: Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: diagnose e propostas de adaptação e mitigação em bacias hidrográficas nos Biomas brasileiros.

 

Com a finalidade de fortalecer a atuação da Rede junto a outras instituições e à sociedade foi realizado, em 2012, no Rio de Janeiro, o I Seminário da Rede AgroHidro. Foram abordados aspectos metodológicos, estruturais e técnicos, bem como as dimensões social, ambiental e econômica do tema, por meio de conferências, mesas redondas, apresentações, painéis e grupos de trabalho, de forma a estimular propostas de colaboração técnico-científica envolvendo pesquisadores, professores e outros representantes de instituições governamentais e não governamentais.

 

Em sua versão 2014, o II Seminário da Rede AgroHidro  tem como objetivo promover a integração, a troca de informações e as discussões sobre as atividades em andamento no projeto de pesquisa que avalia os impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos, o projeto MP1 AgroHidro. Este projeto integra a Rede AgroHidro e tem a finalidade de gerar conhecimentos e estratégias técnicas para o uso eficiente do solo e da água com vistas à conservação dos recursos hídricos, à sustentabilidade e à competitividade da agricultura em diferentes biomas brasileiros.

 

Ele foi estruturado de forma a viabilizar trabalhos de pesquisa, de longa duração, em recursos hídricos em bacias hidrográficas de tamanhos diferentes, nos diversos biomas brasileiros, sendo composto por sete projetos componentes (PCs), que abrangem 36 planos de ação (PAs), nos quais são desenvolvidas mais de 200 atividades de pesquisa científica e de gestão do projeto

 

A programação do II Seminário da Rede AgroHidro, que ocorrerá, em Campinas-SP, de 25 a 27 de março de 2014, contempla também a realização de três minicursos. O primeiro, a ser realizado na véspera do seminário, tratará de aspectos de organização do site da Rede AgroHidro. Os dois outros ocorrerão após o encerramento do evento, sendo que o segundo será sobre a metodologia de construção e evolução de uma ontologia específica para impactos das mudanças climáticas e agricultura sobre os recursos hídricos. O terceiro tratará da modelagem do ciclo hidrológico..

 

Rede AgroHidro – Proposta inicialmente por um grupo de pesquisadores da Embrapa, em virtude dos desafios associados às crises de suprimento de alimentos e de água no mundo, a Rede tem parcerias estratégicas com diversas universidades e instituições governamentais, contando com a participação de 20 Centros de Pesquisa da Embrapa e de mais de 36 instituições parceiras externas.

 

O objetivo principal da rede é contribuir para a interação entre profissionais e instituições nacionais e estrangeiras na busca de soluções voltadas à sustentabilidade nas relações entre os recursos hídricos e as cadeias produtivas agropecuárias e florestais e à melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da população em geral, promovendo o avanço do conhecimento e das tecnologias para o uso eficiente da água.

 

Projetos de PD&I

Projeto da Rede Agrohidro:

Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: diagnose e propostas de adaptação e mitigação em bacias hidrográficas nos Biomas brasileiros; Projeto de pesquisa em rede nacional; Edital da Embrapa; Macroprograma 1.

 

Projetos relacionados:

Agropedia brasilis: interatividade, interoperabilidade e gestão do conhecimento para PD&I da Embrapa. Esse projeto propõe elaborar, reunir, organizar, compartilhar e disponibilizar, coletiva e colaborativamente, conteúdos de informação dos diversos tipos de grupos de PD&I da Embrapa. O líder é o Dr. Ivo Pierozzi Júnior, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária.

 

NatData – Plataforma de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros: Integração, Sistematização eDisseminação de Dados e Informações para Sustentabilidade e Competitividade da Agricultura.

 

O objetivo desse projeto é prover a Embrapa de um ambiente tecnológico e integrado para a gestão da informação de recursos naturais dos biomas brasileiros, visando a geração de inteligência competitiva para a agricultura nacional, fornecendo subsídios para as ações de diagnóstico e gestão de forma mais precisa, especialmente nas áreas estratégicas de zoneamento ambiental, caracterização e manejo da biodiversidade, conservação do solo e da água. A líder é a Dra Carla Geovana do Nascimento Macário, pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária.

 

Fonte: Embrapa Informática Agropecuária.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Comunicação Química entre Plantas e Insetos: O Segredo da Sobrevivência

Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…

2 horas ago

Confinamento de bovinos dispara e projeta 10 milhões de cabeças

O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…

3 horas ago

Previsão do Tempo para Agricultura: Lucro ou Prejuízo em 2026?

A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…

5 horas ago

Morte de vacas por manga: Por que frutas no pasto são perigosas?

A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…

5 horas ago

Soja em Mato Grosso do Sul: Prejuízo milionário em 640 mil hectares

A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…

8 horas ago

Previsão do Tempo 2026: 5 alertas cruciais para o agronegócio

A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…

8 horas ago

This website uses cookies.