VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil
Apresentação:
O café tem grande importância na economia agrícola brasileira, sendo o quinto produto do agronegócio exportado. A produção brasileira é a maior do mundo, respondendo por mais de um terço da produção mundial. Em 2012, o Brasil foi responsável por 33% do volume exportado no mundo.
Nos últimos quatro anos, o café foi responsável por aproximadamente 7,5% das exportações do agronegócio brasileiro. Em 2012, com uma colheita de 50,8 milhões de sacas, a safra brasileira bateu mais um recorde.
Segundo o Censo Agropecuário 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 285 mil estabelecimentos rurais de café. A grande maioria das propriedades cafeeiras é formada por famílias de pequenos produtores. O Simpósio de Cafeicultura Familiar, realizado em 2009 pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG), destacou ainda que 70% delas têm menos de 20 hectares.
Além de ser uma cultura adaptada aos solos e climas brasileiros, sua evolução é, em grande parte, resposta às pesquisas realizadas ao longo desse tempo. Essas pesquisas permitiram o desenvolvimento de cultivares resistentes a doenças, mais produtivas e adaptadas a diferentes condições, bem como a geração de informações sobre cultivo, manejo da cultura e de pragas, aproveitamento de resíduos, entre outras. Estudos que trazem contribuição, soluções e inovação para todas as etapas da cadeia produtiva do café.
Sobre o Simpósio:
Para discutir o estado da arte e pensar novas estratégias para o avanço das fronteiras do conhecimento e das tecnologias e produtos desenvolvidos nos últimos anos pelos cientistas, em prol do agronegócio café brasileiro, o Consórcio Pesquisa Café realiza, a cada dois anos, o Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil.
Além da apresentação de trabalhos e da realização de minicursos para atualização tecnológica, os participantes do VIII Simpósio de Pesquisa dos Café do Brasil contarão com a presença de renomados pesquisadores e expoentes do agronegócio para a discussão de diversos temas relevantes à atualidade cafeeira.
Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado o primeiro evento pelo Consórcio Pesquisa Café. O evento chega a sua 8ª edição, que acontecerá no estado da Bahia em 2013, reunindo representantes dos setores que compõem o agronegócio, pesquisadores, estudantes, profissionais e produtores que lidam com o café.
Programação:
Tema: “A atividade cafeeira como sustentabilidade e inclusão social”.
Palestras:
I – Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café
II – Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil
III – Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura
Oficinas:
I – Etapas para a certificação
II – Identificação geográfica
III – Manejo e conservação do solo e da água para a cafeicultura
Minicursos:
I – Melhoria da qualidade e agregação de valor do café arábica
II – Melhoria da qualidade e agregação de valor do café conilon
III – Avanços na nutrição para o café conilon
IV – Avanços na nutrição para o café arábica
V- Mecanização com derriçadoras portáteis
VI – Sistemas agroflorestais e orgânicos
VII – Manejo fitossanitário do cafeeiro
VIII – Noções sobre classificação de cafés
Mesas redondas:
I – Estado da arte da cafeicultura familiar do Brasil – Sugestão para mesa redonda
II – Café & Saúde
III – Irrigação
IV – Cultivares de café
Apresentação oral de trabalhos:
Sessões de pôsteres.
Visitas técnicas.
Esta programação é preliminar e está sujeita a alterações.
Fonte: Embrapa Café.


