Encontro Sul Brasileiro sobre pragas do solo
Rondonópolis (MT) sedia encontro Sul Brasileiro sobre pragas de solo.
Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, sedia nos dias 24 e 25 de setembro 13ª Reunião Sul-Brasileira sobre Pragas do Solo. O evento reunirá especialistas do agronegócio de sete estados do país, inclusive Mato Grosso, com objetivo de debater e definir metas para pesquisas futuras na área.
“Existe uma necessidade de se fazer este evento em Mato Grosso devido o acontecimento de vários problemas de pragas no Estado. Todos as cultivares são contempladas pela reunião, mas geralmente existe um direcionamento maior para as culturas predominantes da região sede do evento”, explica a presidente do comitê organizador, pesquisadora Lucian Vivian, da Fundação MT.
Conforme Lúcia Vivian, além da discussão sobre melhores formas de solução para os problemas com as pragas, será dada atenção aos problemas ambientais causados pelo uso incorreto dos agrotóxicos. Serão abordados também temas de níveis de danos e identificação, bioecologia e comportamento das pragas.
De acordo com a pesquisadora, ainda no evento deve ser feito um diagnóstico sobre a realidade de cada Estado no tocante às pragas de solo. A problemática das pragas em folhagem não será abordada pela reunião. As discussões chegam pela primeira a Mato Grosso e é realizado em um intervalo de dois anos.São esperadas, em média, 100 pessoas.
Fonte: Agrodebate.

