Cavalo de 30 anos ainda compete na ABQM

Compartilhar

Cavalo de 30 anos é o competidor mais veterano nas Provas da ABQM em Avaré.

 

O 36º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho da raça Quarto de Milha prosseguiu nesta segunda-feira em seu terceiro dia de atividades no Parque de Exposições ‘Dr. Fernando Cruz Pimentel’, em Avaré (SP) trazendo nova rodada de competições, além de muita emoção e exemplos de superação, só que desta vez particularmente chama à atenção um veterano cavalo competidor em questão.

 

O destaque é Taco Mestiço JL, que está prestes a completar 30 anos de idade no dia 15 de agosto, e figura como o cavalo mais idoso a competir em Avaré nas provas de Seis Balizas e Três Tambores. Este cavalo é a mais original comprovação de como pode muito bem funcionar a combinação um cavalo experiente com a experimentação de jovens cavaleiros iniciantes.

 

Neste 36º Campeonato Nacional, Taco Mestiço JL ficou com o troféu de quarto colocado com o cavaleiro Alexandre Guiraldi Júnior, de 6 anos e filho de Alexandre Guiraldi na prova Seis Balizas – Categoria Jovem Principiante Mirim até 8 anos, realizada na tarde desta segunda-feira (15). Há cinco anos Taco Mestiço JL pertence ao Rancho Mariana, de Adamantina (SP) do criador Alexandre José Fiani Guiraldi e desde então só tem dado alegrias ao quartista.

 

“O mais importante troféu conquistado recentemente por este cavalo veterano foi no último Congresso Brasileiro, na prova de Seis Balizas. Taco é um mestre nesta prova e foi a primeira prova que meu filho competiu em abril último aqui mesmo em Avaré e com a ajuda deste tarimbado cavalo faturou mais um título”, diz Guiraldi.

Anuncio congado imagem

 

Ele informa também que na prova dos Três Tambores, por exemplo, no ano passado, Taco também conquistou o troféu do Núcleo do Oeste Paulista, em Presidente Prudente (SP) no Rancho Quarto de Milha e também ficou entre os 10 cavalos melhores colocados na Copa dos Campeões de 2012.

 

Para o treinador Caio Cabral Marcelo, Taco tem um talento mais do que especial e único, já que é um animal que apresenta uma longevidade acima da média e superando em oito anos em relação a outros animais atletas que, na maioria das vezes, se aposentam entre os 18 e 22 anos de idade.

 

“Ele é um bom exemplo de cavalo que ainda pode somar muito no treinamento de jovens competidores, porque é um cavalo experiente nestas duas provas e estaremos torcendo para que ele volte a se destacar na Copa dos Campeões, que acontece agora em outubro próximo, aqui também em Avaré”, adianta Caio.

 

Neste próximo domingo (21) Taco retornará às pistas de Avaré quando participa da prova de Três Tambores, outra prova de sua especialidade, desta vez com a competidora mirim Maria Júlia, de 5 anos, outra filha do quartista Alexandre.

 

Durante estas provas, Taco tem competido com a honrosa marcação à tinta em seu lombo com o número 1 entre os animais inscritos neste Campeonato Nacional promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), tradicional evento que como de costume é a grande oportunidade de confraternização, entretenimento e muita alegria entre a família quartista de todo o Brasil.

 

Fonte: ABQM.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *