2° Workshop Brasileiro de Mogno Africano
Na cidade de Goiânia (Goiás), acontecerá entre os dias 16 e17 de agosto de 2013 o 2° Workshop Brasileiro de Mogno Africano.
Goiás recebe em agosto evento técnico sobre mogno africano e seu cultivo no país Nos próximos dias 16 e 17 de agosto Goiânia vai sediar o II Workshop Brasileiro de Mogno Africano. O evento técnico-agronômico e científico, destinado a investidores do setor florestal, produtores rurais, estudantes e comunidade em geral, tem por objetivo mostrar as potencialidades comerciais dessa espécie de madeira nobre e esclarecer dúvidas sobre seu cultivo e manejo. Nesta edição, o evento conta com um módulo prático, onde será ministrado um curso prático sobre o cultivo do mogno africano.
Os interessados em participarem do evento já podem acessar http://www.workshopmognoafricano.com.br para realizarem suas inscrições, que serão feitas exclusivamente neste site. No ambiente virtual, basta clicar no link ?Inscrições?, optar por uma das três modalidades de participação, preencher os espaços solicitados e efetuar o pagamento, cujos preços variam de acordo com a inscrição escolhida: somente o curso ou o seminário R$ 200 (duzentos reais), curso e seminário R$ 300 (trezentos reais). Estudantes que necessitem de certificado de participação para fins acadêmicos deverão solicitar o mesmo no ato da inscrição.
O evento propiciará conhecimento mais detalhado sobre o desenvolvimento da cultura do mogno no Brasil, seus sistema de produção, quais as vantagens de se investir na cultura e produção da espécie para fins comerciais e quais as linhas de crédito mais viáveis para viabilizar este investimento.
Os temas serão abordados por profissionais de cada área e por pesquisadores da cultura mogno africanos no Brasil, como: professor PhD Evandro Novaes, professora Dra. Sybelle Barreira, professor Dr. Luís Carlos Barcelos, todos da Universidade Federal de Goiás (UFG); consultores do Banco do Brasil e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Completa a seleção de palestrantes, professor Dr José Alves Filho; agrônoma Tatiza Terra Barcelos, Canrobert Tormin e João Augusto da Silva, engenheiros agrônomos, consultores florestais e sócio – proprietários da Mudas Nobres, realizadora do evento.
Integra a programação do workshop uma visita orientada a área de produção e pesquisas da empresa Mudas Nobres, a fim de que os participantes conheçam os experimentos lá conduzidos e realizados em conjunto com professores/pesquisadores da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), apresentando resultados iniciais, parciais e finais, além de tecnologia de plantio.
Sobre o Mogno Africano O Mogno Africano surgiu como uma outra opção, já que o Mogno Brasileiro, sofre ataque severo de pragas em plantios comerciais e teve seu corte proibido no país. Espécie tropical que se adaptou muito bem às condições brasileiras, produzindo madeira de alta qualidade e valor em diferentes tipos de clima e solo.
Já é cultivada para fins comerciais por produtores rurais, profissionais liberais e empresários de diversos setores em várias regiões do país (AL, BA, DF, GO, MG, MS, PA, PI, RJ, RO, RR, RS, SC, TO).
As indústrias moveleiras europeia e americana de alto padrão encontraram em sua cor avermelhada e fácil manuseio os ingredientes ideais para atender a demanda de um público exigente, que preza também pelo uso racional dos recursos do meio ambiente.
FICHA TÉCNICA DO II WORKSHOP BRASILEIRO DO MOGNO AFRICANO: Local: Centro de Convenções de Goiânia – Auditório Lago Azul e Fazenda Sozinha – Bonfinópolis – GO.
Período: 16 e 17 de agosto de 2013
Inscrições e informações: http://www.workshopmognoafricano.com.br ou pelo telefone (62) 3296.2006 Realização: Mudas Nobres Patrocinadores: Arvoreta, Fertilizantes Heringer, Produquímica.
Fonte: Workshop mogno africano – Lucíola Coreia

