Mais Inovação será apresentada a produtores rurais

Compartilhar

Localizado a 300 km da capital, Bataguassu (MS) é o próximo município a receber o programa de incentivo a utilização de novas tecnologias e recuperação de pastagens, Mais Inovação, realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul). A apresentação do programa acontece nesta quarta-feira (22), às 18h, no Sindicato Rural da cidade.

 

A pecuária de corte é a principal atividade econômica do município, que de acordo com dados do censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta com aproximadamente 60,3 mil hectares de pastagem em boas condições e cerca de 23,2 mil hectares de pastagens degradadas. Diante deste cenário, o Sindicato Rural do município compreendeu a necessidade de incentivar os produtores rurais da região a utilizarem tecnologias para recuperar as pastagens, assim como melhorar a qualidade de gestão de suas propriedades, além de ampliar as possibilidades de cultivo por meio do programa.

 

O Mais Inovação tem o objetivo de recuperar áreas degradas e fomentar a utilização das novas tecnologias em prol da qualidade de gestão junto aos proprietários rurais, que, ao aderirem ao programa, passam a contar com consultorias técnicas, palestras, visitas e treinamentos.

 

O programa chegará até a cidade atendendo a uma solicitação do Sindicato Rural e de acordo com a presidente da entidade, Dora Angela Cecilio de Lima, o convite surgiu após uma visita ao município de Inocência, onde foi executado o projeto piloto do Mais Inovação. “O Senar e o Sindicato Rural já haviam realizado diversos programas em Bataguassu e durante uma visita a Inocência, foi possível observar os primeiros resultados do Mais Inovação. Ao analisar a importância do programa, quisemos apresentá-lo aos produtores do município, principalmente visando a inserção das novas tecnologias na região”, destacou a presidente.

 

Através destas tecnologias, a expectativa é ampliar as culturas desenvolvidas no município. “O predomínio na cidade é a pecuária de corte, com pouca cultura de soja. A expectativa com a chegada do programa é também diversificar as produções locais, inserindo a cana-de-açúcar e o eucalipto junto ao pasto”, pontuou Dora.

Anuncio congado imagem

 

Para o diretor técnico do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins, o convite de levar o programa até o município comprova sua importância e fortalece o reconhecimento. “Acreditamos na boa receptividade por parte dos produtores da região. Levar o Mais Inovação até um município que faz fronteira com São Paulo comprova que os produtores de todas as regiões do estado demonstram interesse em melhorar sua produção”, analisa Martins.

 

A Mais Inovação já teve adesão nos municípios de Inocência, Rio Verde, Bela Vista Caracol, Inocência, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Rio Verde, Anastácio e Campo Grande e região (Rochedo e Corguinho). A apresentação do programa em Bataguassu será realizada no Sindicato Rural, localizado na Rua São José, 460, Jardim São Francisco.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul 


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *