Cepea: Indicador cotação café

Compartilhar

CAFÉ/CEPEA: Primeiras floradas de robusta da safra 16/17 são verificadas.

As primeiras floradas de café robusta da temporada 2016/17 já têm sido observadas no Espírito Santo e em Rondônia. As atenções se voltam para o “pegamento” dessas flores e, consequentemente, à capacidade de produção na safra. No Espírito Santo, produtores consultados pelo Cepea relataram que a primeira florada foi observada na semana de 10 a 15 de agosto e a segunda, na semana passada, especificamente entre quarta e quinta-feiras (dias 19 e 20).

Segundo agentes capixabas, as floradas estão muito boas se comparadas às de anos anteriores, o que deve estimular produtores a realizar os tratos culturais recomendáveis. Em Rondônia, a primeira florada já foi observada na maioria das lavouras e, segundo cafeicultores, ainda são necessárias novas chuvas para que ocorra o “pegamento”.

Segundo pesquisadores do Cepea, produtores desse estado, no entanto, se frustraram quanto à receita da última safra, o que pode desestimular novos investimentos na temporada 2016/17. Isso ocorreu porque a colheita da safra corrente foi iniciada precocemente e as chuvas prejudicaram a qualidade – e os preços – dos grãos.

Fonte: Cepea.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *