SOJA/CEPEA: Demanda impulsiona negócios envolvendo óleo.
As negociações envolvendo óleo de soja estão mais movimentadas neste mês, impulsionadas pela demanda interna e também pelos embarques expressivos do derivado nas primeiras semanas de agosto – a exportação de óleo, porém, absorveu menos de um quinto da produção nacional em 2014. Por outro lado, o volume de soja em grão processado no primeiro semestre foi baixo, sendo o menor desde 2006.
Esse cenário tem elevado os preços internos do óleo. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), nas duas primeiras semanas de agosto, 172,6 mil toneladas de óleo de soja foram embarcadas, já se caracterizando como o maior volume mensal desde setembro/13, quando 177,52 mil toneladas foram enviadas ao exterior em todo o mês.
O volume parcial de agosto já supera em expressivos 85% o exportado em todo o mês de julho/15 e em 25% o das quatro semanas de agosto/14. Na parcial do ano, o total é de 893,32 mil toneladas, o maior desde jan-ago/2012. A Abiove estima que 40,1 milhões de toneladas de soja em grão sejam processadas no mercado interno em 2015.
No entanto, no primeiro semestre, foram apenas 15,3 milhões de toneladas. Com isso, para atingir o volume estimado, o processamento teria que se intensificar fortemente neste segundo semestre. O setor, de fato, espera um maior consumo interno de óleo neste semestre, fundamentado na produção de biodiesel.
Fonte: Cepea.
Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.
Descubra como um hábito diário influencia o temperamento do Beagle e aprenda ajustes simples para…
O artigo analisa o impressionante crescimento da população de cães no Brasil, que hoje lidera…
Este artigo detalha a rápida expansão dos drones agrícolas no Brasil e como essa tecnologia…
O artigo detalha uma descoberta revolucionária da Universidade de Aarhus que permite identificar sequências genéticas…
O artigo explora o fascinante fenômeno físico que mantém o Oceano Pacífico 20 centímetros acima…
This website uses cookies.