El Niño pode acelerar recuperação nos preços do açúcar

O fenômeno climático do El Niño está causando danos às plantações de cana-de-açúcar e isso pode significar que a demanda global ultrapassará a produção de açúcar em um volume maior do que o esperado na nova safra, apressando uma recuperação nos preços das mínimas de seis anos e meio atingidas no mês passado.

A seca já começou a ameaçar a produção no segundo maior exportador, a Tailândia, e o maior consumidor, a Índia, conforme as agências de previsão do tempo confirmam o retorno do fenômeno que pode levar a um tempo mais seco na Ásia e chuvas fortes e inundações na América do Sul.

Publicidade

“A atual seca (na Tailândia) é mais severa do que as dos últimos anos, e relatórios recentes indicam que alguma cana já foi perdida em áreas muito afetadas no Nordeste”, disse Tom McNeill, analista da Green Pool.

Um excedente global de açúcar levou os preços para baixo, de um pico de 36,08 centavos de dólar por libra-peso em fevereiro de 2011, para uma mínima de seis anos e meio de 11,10 centavos de dólar por libra-peso no mês passado, mas os estoques podem finalmente começar a se correr agora, com o El Niño diminuindo a produção.

A previsão é que o mercado de açúcar tenha seu primeiro déficit de suprimentos em seis anos em 2015/16, de acordo com uma pesquisa da Reuters publicada na semana passada.

No Brasil, o maior produtor global, a ameaça é um tempo mais chuvoso que o normal no centro-sul, o que poderia afetar as previsões de processamento da safra.

Fonte: Reuters.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Preço da novilha gorda dispara em regiões estratégicas

O preço da novilha gorda apresenta variações significativas e altas em praças importantes como MT…

8 horas ago

Vaca Gorda: O que explica a nova alta no mercado?

Cotação da Vaca Gorda registra altas em estados como MT e MS. Veja os preços…

8 horas ago

Preço da soja: O movimento inesperado nas praças brasileiras

Acompanhe a atualização do preço da soja nas principais praças do Brasil. Veja os valores…

8 horas ago

Preço do Milho: Onde a saca está mais barata ou mais cara hoje?

Confira a tabela completa do preço do milho nas principais regiões produtoras. Veja onde a…

10 horas ago

Boi China preço: SP lidera e Rondônia tem menor valor

Descubra a cotação do boi China preço em diferentes estados em 26/03/2026. Veja onde o…

10 horas ago

Preço do boi gordo dispara: Veja as praças em alta hoje

O preço do boi gordo apresenta nova valorização em diversas regiões do Brasil. Confira a…

10 horas ago

This website uses cookies.