Preço da saca de soja sobe 18%
O preço da soja registra valorização de 18% entre 2013 e 2014, patamar alcançado pela combinação entre a alta demanda no mercado internacional e a oferta reduzida do grão no mercado. A saca de soja custava R$ 58,25 no ano passado e, agora, o produto é comercializado a R$ 64,06.
De acordo com a supervisora técnica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Mascarenhas, as exportações cresceram 46% no 1º quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação às exportações, o valor do produto registrou alta de 36% no 1° quadrimestre de 2014, sempre em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“O mercado está bem aquecido, com bastante demanda. Tivemos uma boa safra e a expectativa é de bons preços para 2014”, afirma Adriana, acrescentando que a tendência é de estabilidade até o final do ano. Segundo Adriana, os embarques do farelo de soja também registram números positivos.
“Este ano teremos resultados bastante positivos para o setor da soja”, afirma, citando o crescimento da exportação de farelo e grãos. “Entre janeiro e abril, a exportação de farelo cresceu 47% em volume e 65% em valor”.
Fonte: Jornal O Estado MS.

