A produção mineira de sorgo, na safra 2013/14, deve somar 517,4 mil toneladas, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com avaliação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), o crescimento estimado da safra é de 9,6%, devido à produtividade de 3,1 toneladas por hectare, equivalente a um acréscimo de 8%. O secretário André Merlo observa que, na produção de sorgo, obtida praticamente sem aumento da área plantada (166,2 mil hectares), Minas mostra superioridade em relação à média do Brasil. “De acordo com a estimativa da Conab, a safra nacional deve alcançar 2,1 milhões de toneladas, crescimento de 2,3%”.
A cultura do sorgo em Minas, desenvolvida em áreas onde foi colhida a soja, beneficiou-se de chuvas que reduziram o impacto da estiagem nas lavouras. Merlo observa que “a perspectiva de aumento da produção de sorgo interessa principalmente aos avicultores e suinocultores, pois o produto continua na condição de um bom coadjuvante do milho na formuilação de ração para aves, suínos e bovinos”. Tecnologia e boas práticas Para o feijão, a estimativa da Conab na safra atual é de uma produção de 596 mil toneladas em Minas Gerais. Variação positiva de 5,5% em relação ao volume registrado no período anterior.
As lavouras de feijão também se beneficiam da melhoria da produtividade, sendo o rendimento de 1,5 toneladas por hectare, aumento de 14,9% em relação à safra 2012/13. Já as lavouras mineiras de girassol devem apresentar uma produção de 17 mil toneladas, aumento de 29,8% em relação à safra de 2012/2013. O rendimento das lavouras é de 1,5 tonelada por hectare, equivalente a um salto de 25,8% na comparação com o registrado na safra anterior.
A área plantada de girassol, no Estado, é de 11,3 mil hectares, neste caso uma expansão da ordem de 3% em relação à registrada no período 2012/13. O girassol se destina, em parte, à indústria de óleo comestível e à alimentação de bovinos, atende também à produção de biocombustível e à alimentação de aves ornamentais. Os agricultores apostam na cultura por meio de tecnologia e boas práticas de produção que têm favorecido o aumento da produtividade.
Fonte: Portal Rural.
A produção de carne Wagyu no Brasil cresce 30% e movimenta bilhões. Descubra como a…
Os embargos e desmatamento não são apenas multas; eles bloqueiam crédito e vendas. Descubra como…
O acesso do gado no rio pode gerar multas de R$ 5 mil por hectare.…
A arroba do boi gordo mantém viés de alta após o Carnaval. Com escalas curtas…
Descubra como conduzir o cacto-macarrão para formar ramos longos e pendentes com luz, poda estratégica…
Veja 4 sinais de que o gato Persa pode estar sofrendo com ar seco e…
This website uses cookies.