Abate de bovinos deve crescer 2,6%

Projeção tem como base tecnificação na pecuária e redução da idade de abate.

 

Publicidade

O abate de bovinos deve aumentar de 43,09 milhões para 44,21 milhões de cabeças em 2013, incremento de 2,6% sobre 2013. A estimativa foi feita por Maurício Nogueira, coordenador geral do Rally da Pecuária, durante a coletiva de lançamento do evento, nesta quarta-feira, 23.

 

A expedição inicia nesta sexta-feira, 26, e passará pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia, para fazer levantamento das propriedades de cria, recria, engorda e confinamento.

 

A projeção considera os abates oficiais e clandestinos e o auto consumo. “Como acreditamos no aumento da tecnificação na pecuária, esperamos o aumento do abate e da produção”, afirmou Nogueira, que também estima o recuo na idade dos animais abatidos.

 

A produção para este ano deve ter crescimento de 1,94%, para 10.516 milhões de toneladas (carcaça). O aumento, contudo, não deve ser suficiente para atender a demanda. “Tem mercado para a oferta aumentar de 300 mil a 400 mil toneladas (carcaça) ou 3% ”, afirma.

 

Ele garante que há demanda forte pelo produto tanto no mercado interno quanto externo, o que só deve mudar se houver um problema sanitário sério ou questão não prevista no mercado doméstico. Diante deste cenário, ele projeta que o consumo per capita deve recuar de 42 quilos para 41 quilos anuais no Brasil. A expectativa é de que os preços ao consumidor aumentem entre 8% e 12% neste ano. Já a cotação média da arroba deverá ser de 12% a 16% maior em 2014 em comparação com 2013.

 

O comportamento do preço da carne de frango deve ser um fator decisivo para esse recuo no consumo de carne bovina, uma vez que o produto é tradicional concorrente, mas, na avaliação de Nogueira, a opção por carne suína como substituto também tende a crescer.

 

Fêmeas – O abate de fêmeas deve atingir em torno de 39%do total .“Vai haver redução, mas não tão grande quanto o mercado espera.” Ele não acredita, contudo, na possibilidade de um apagão de bezerros. “O que tem ocorrido é um aumento do preço do bezerro. Apagão é quando você paga e a oferta não aparece. Isso não vai acontecer.”

 

Fonte: Portal DBO.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

3I/ATLAS surpreende ao liberar moléculas da vida no espaço

3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar confirmado a cruzar o Sistema Solar e revelou uma…

6 minutos ago

Pramipexol e comportamento compulsivo: o efeito colateral que destruiu uma família

Pramipexol e comportamento compulsivo são efeitos ligados ao tratamento do Parkinson que podem provocar mudanças…

13 minutos ago

Alucinações em LLMs elevam risco operacional nas empresas

alucinações em LLMs são um efeito matematicamente inevitável dos modelos de linguagem e não podem…

22 minutos ago

Fotorreceptor híbrido derruba teoria centenária da retina

fotorreceptor híbrido é a descoberta que está reescrevendo um dos conceitos mais tradicionais da biologia.…

30 minutos ago

Própolis verde surpreende cientistas ao agir no cérebro

própolis verde deixou de ser vista apenas como um reforço para a imunidade e passou…

36 minutos ago

Bavariscyllium: a descoberta que muda a evolução dos tubarões

Bavariscyllium é um pequeno tubarão jurássico com características primitivas e modernas ao mesmo tempo. O…

46 minutos ago

This website uses cookies.