Exportações de grãos do Mato Grosso do Sul

Compartilhar

Porto de Santos responde por um quarto das exportações de MS.

 

Das 12,962 milhões de toneladas de produtos exportadas por Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a novembro de 2013, 3,320 milhões de toneladas, o equivalente a 25,61%, foram escoadas pelo porto de Santos, em São Paulo. Os dados são do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (Aliceweb), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

Em segundo lugar, no ranking dos principais portos utilizados pelas empresas sul-mato-grossenses para escoar sua produção para o mercado internacional, aparece Paranaguá, no Paraná. Pelos terminais do porto foram exportadas 2,841 milhões de toneladas de produtos de Mato Grosso do Sul, o que representa 21,91% do total.

 

Na terceira posição da lista aparece outro porto da região sul do país, o de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Nestes 11 meses de 2013, foram escoadas pelos seus terminais 1,416 milhão de toneladas de produtos “Made in MS”, o equivalente a 10,93% do volume total exportado pelo estado no período.

 

Top quatro entre Santos e Paranaguá

Anuncio congado imagem

Dos quatro principais produtos exportados por Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a novembro deste ano, em receita, conforme o MDIC, dois têm maior volume de escoamento pelo porto de Paranaguá: soja em grãos e açúcar, e os outros: celulose e carne desossada e congelada de bovinos, por Santos.

 

Juntos, os quatro produtos responderam nestes 11 meses de 2013 por 62,37% do faturamento do estado com o comércio exterior.

 

De soja, por exemplo, Mato Grosso do Sul exportou pelos terminais paranaenses neste período 929,747 mil toneladas do grão, o que representou 40,78% das 2,279 milhões de toneladas comercializadas com o mercado internacional no acumulado deste ano.

 

Fonte: Agrodabate Anderson Viegas.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *