Projeção para as Carnes em 2014

Este foi um ano de recuperação para os produtores. O ano anterior (2012) havia sido bastante difícil, com altos custos de produção (especialmente com os preços altos de milho e soja para a alimentação dos animais), resultando no forte abate de matrizes. A decorrente oferta enxuta de animais se refletiu na valorização das carnes em 2013. No caso dos suínos, a oferta também ficou comprometida pelo forte calor do verão e o inverno rigoroso, o que prejudicou a cria dos animais.

 

Publicidade

Com insumos mais baratos em 2013, um mercado interno aquecido pela melhoria do poder aquisitivo e um câmbio favorável à exportação, o ano foi de recomposição de renda para o produtor. Para o boi gordo, por exemplo, o incremento no Valor Bruto da Produção (VBP) foi de 26,2%. Para suínos, o faturamento bruto de 2013 foi 25,6% maior e, para as aves, o acréscimo foi de 16,5% na comparação com o ano anterior. A trajetória de valorização das carnes deve permanecer nesta virada de ano, com o período festivo e a melhoria do poder aquisitivo das famílias, com o recebimento do 13º salário.  

 

2014

A expectativa é de manutenção de um mercado interno bastante aquecido, impulsionado especialmente pelos eventos festivos e esportivos e por uma forte campanha de marketing para elevação do consumo. Também são esperados novos acordos internacionais. O bom momento de 2013 deve estimular uma produção um pouco maior.

 

Vale lembrar

2013 foi também marcado pela reabertura de mercados, queda de barreiras e restrições e novos acordos internacionais. Exemplo foi a missão empresarial da CNA à China, buscando abertura para alguns dos principais produtos agrícolas brasileiros e, especialmente, suspensão do embargo à carne bovina. O presidente da FAEMG, Roberto Simões integrou a comitiva que apresentou, ao país mais populoso do mundo, as oportunidades de negócios e investimentos no agronegócio brasileiro, das cadeias produtivas à infraestrutura.

 

Fonte: FAEMG.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Preço do milho: Onde a saca está mais barata ou mais cara hoje? Veja mapa

Confira a atualização completa do preço do milho nas principais praças do Brasil em 23/04/2026.…

4 horas ago

Preço da soja: Queda ou oportunidade? Veja os valores

Confira a cotação atualizada do preço da soja para 23/04/2026. Veja os valores da saca…

4 horas ago

6 erros com jiboia e zamioculca que podem estagnar a energia da casa e travar a prosperidade

A energia da casa costuma ser impactada por detalhes aparentemente simples, especialmente quando envolve plantas…

4 horas ago

Novilha gorda: Preço da arroba a R$ 343,00

A arroba da novilha gorda apresenta variações importantes nesta quinta-feira (23). Confira a tabela completa…

5 horas ago

Preço da arroba da vaca gorda sobe em praças estratégicas

Confira a cotação atualizada e o preço da arroba da vaca gorda em todo o…

5 horas ago

Sesbania, a planta pouco conhecida que pode salvar solos degradados e reduzir custos no agro já chama atenção em estudos da Embrapa e surpreende produtores

A busca por soluções mais baratas e sustentáveis no campo brasileiro ganhou um novo capítulo…

5 horas ago

This website uses cookies.