????????????????????????????????????
A Realidade de colher mais de 100 sacos por hectare de trigo.
Paulo Miguel Nedel, Engenheiro Agrônomo formado em Santa Maria (RS) Pós Graduado em Gestão Ambiental e Fisiologia e Manejo de Plantas Agrícola. Estivemos com o Sr Miguel e conseguimos uma entrevista com o campeão brasileiro que colheu 106 sacos por hectare de trigo em uma de suas propriedades Reporter: Quem é Miguel Nedel? Sou neto, filho e sobrinho de produtor.
Meu avô começou com lavoura de soja e trigo nos anos 70, e desde então, minha família vem dando continuidade ao negócio. Minha função dentro do nosso grupo é realizar todo o planejamento das culturas (cultivares, adubação, população de semeadura, dessecação, controle de pragas, controle de ervas, controle de doenças, além da tecnologia de aplicação de defensivos a ser utilizada).
Plantamos atualmente aqui em Giruá (530 ha), São Borja (1.200 ha), cidades do Rio Grande do Sul e no Centro-Oeste (GO e MG), 6.000 ha. Reporter: 106 sacos/ha, você esperava chegar a essa produtividade? Não, não esperava. Apesar de ter consciência que é possível. Em 2005 participei de uma colheita de trigo na Fazenda Pamplona (SLC) em Luziânia-GO, e colheram muito naquele dia mas era sob pivô. De 2005 pra cá, a genética avançou muito e hoje temos cultivares de trigo que facilmente podem chegar a 70, 80, 90 ou até mesmo 100 sc/ha.
Estamos vendo isso nas cultivares da BIOTRIGO de Passo Fundo. Reporter: Como você decide quais tecnologias usar em suas áreas e quais usou para chegar a 106 sacos por hectare? Procuramos utilizar todas as tecnologias que tenham fundamento agronômico olhando sempre para o custo-benefício de cada uma. O uso de altas tecnologias é uma regra em nossas propriedades pois sempre almejamos grandes produtividades.
Os 106 sacos de trigo por hectare que colhemos foi em nossa propriedade de São Borja (RS) e seguimos todos os passos que devem ser feitos por quem quer ter sucesso: um bom tratamento de sementes, controle de pragas, plantas invasoras e principalmente de doenças. Nesta área utilizamos também a tecnologia do americano Kip Cullers que se trata de 2 aplicações via folha (3L/ha de Kip Trigo + 3L/ha de Kip Grãos) Reporter: Você tem alguma consultoria? Recomenda? Sim, temos o acompanhamento da Consultoria Floss de Passo Funfo (Luiz Gustavo Floss) e recomendo aos amigos produtores.
A agricultura é muito dinâmica e as mudanças ocorrem muito rapidamente e, por este motivo, precisamos estar informados e ser orientados por pessoas que se dedicam a isso. O Engenheiro Luiz Gustavo é um profissional atualizado e que se dedica à pesquisa, além de viajar pelo mundo inteiro buscando novas tecnologias. Reporter: O que você espera da próxima safra? Eu espero produzir cada vez mais e sei que é possível com as ferramentas que estão ai para quem quiser usar. Reporter: Como você enxerga o futuro da agricultura brasileira? O futuro da agricultura brasileira é brilhante e essa atividade encanta a todos que participam.
É uma cadeia de produção primária embora considerada de alto risco, mas recompensa com altas lucratividades para aqueles que a levam a sério. Reporter: Quais os objetivos de produtividades em suas lavouras? Difícil falar em números pois estou acompanhando algumas regiões e vendo números jamais imaginados antes. Em Goiás conseguimos produzir este ano 227 sacos por hectare de milho e isso sem irrigação.
Quem acreditaria nesses números 10 anos atrás? Em algumas áreas de soja, chegamos a ter picos no monitor da máquina de 112 sacos por hectare … (sorri) … É FANTÁSTICO Reporter: O que você diria aos demais produtores para que alcancem esses números? Que experimentem algo diferente e novo todos os anos … que realizem experimentos e testes em suas áreas para depois concluir quais tecnologias darão melhor resultado dentro das carcteríticas de propriedade.
Quem me deu esse conselho foi o próprio Kip Cullers no ano passado quando estive em suas lavouras nos EUA buscando coisas novas. Estou seguindo seus conselhos pois de recordes e de produtividade ele entende muito bem ….
Fonte: Kip Cullers.
A cunicultura para agricultura familiar cresce como alternativa sustentável, barata e eficiente. Veja como começar…
A pecuária americana em crise atinge o menor rebanho em 70 anos e eleva preços.…
A Phytophthora na soja pode reduzir até 10 sacas por hectare e sobreviver anos no…
Soja alcança R$ 129,00 nesta sexta-feira e lidera o ranking nacional. Confira os preços atualizados…
O milho chega a R$ 67,50 nesta sexta-feira em Campos Novos. Confira os preços da…
Confira os preços do boi China a prazo nesta sexta-feira, com destaque para São Paulo…
This website uses cookies.