Chuva excessiva pode prejudicar a cultura do trigo

No Rio Grande do Sul, as condições climáticas tem favorecido a cultura do trigo ao longo de toda a safra, o que gerou expectativa de índices elevados de produtividade no Estado. Porém, durante a semana passada, os temporais registrados e os volumes excessivos de chuva criaram uma preocupação para os agricultores, que temem que o excesso de água prejudique a qualidade do grão mais cultivado no mundo. Porém, após um inicio de semana com predomínio do ar seco e o tempo firme, a tendência é de mudança a partir desta sexta-feira (1).

 

Publicidade

De acordo com a Climatempo, um sistema de baixa pressão na Argentina dá origem a uma nova frente fria (frontogênese), que avança em direção ao Estado gaúcho. Apesar de os temporais da semana passada não terem prejudicado a cultura, a trégua da chuva vai acabar. “Entre sexta-feira (1) e domingo (3), com o avanço deste sistema, voltam as condições para temporais com volumes de chuva significativos, o que pode prejudicar os trabalhos em campo e a qualidade do trigo que ainda está em fase final de desenvolvimento”, alerta a meteorologista da Climatempo, Aline Tochio.

 

Nesta sexta-feira, nas regiões próximas à Uruguaiana, o amanhecer será marcado por muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva, que se estendem ao longo do dia. Nas áreas entre a Campanha gaúcha e Rio Grande, a chuva está prevista a partir da tarde. Nas demais localidades, o ar seco mantém o tempo firme e não chove. Durante o primeiro fim de semana de novembro, as áreas de instabilidade ganham força e as nuvens de chuva se espalham por todo o Estado.

 

No sábado (2), feriado de Finados, entre a fronteira oeste e a Campanha Gaúcha, o céu fica nublado com vários períodos de chuva. Entre o litoral sul, a depressão frontal e a região das Missões, o dia amanhece com muitas nuvens e alguns períodos de sol, mas à medida que este sistema avança a nebulosidade predomina e o tempo fica chuvoso. Balanço da safra No Estado gaúcho, durante o período de preparação dos tratos culturais, diversos fatores estavam favoráveis à produção de trigo. Fato que determinou um incremento na área plantada e representa um aumento de 5,5% em relação à safra passada.

 

“A lavoura foi semeada, em sua maioria, dentro do período recomendado e os produtores utilizaram uma quantidade de sementes e insumos adequada para atingir alta produtividade, além de realizar o controle efetivo de pragas e doenças”, ressalta a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em nota. A expectativa para o bom rendimento da colheita de trigo no segundo maior produtor do Brasil gira em torno de 40 a 50 sacas por hectare, sendo que a produtividade deverá ser de aproximadamente 2.632 kg por hectare, segundo dados da EMATER/RS.

 

Fonte: Informações de assessoria.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Fevereiro Roxo para pets: o segredo da longevidade silenciosa

O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…

19 horas ago

Como acalmar um gato arisco: 5 estratégias para conquista-lo

Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…

19 horas ago

O segredo revelado de como escolher um gato ideal para você

O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…

19 horas ago

Tosa bebê: o segredo visual que rejuvenesce cães adultos

O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…

19 horas ago

O segredo do Prototaxites: Um fungo ou um novo reino?

Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…

20 horas ago

Pod: o segredo por trás do viral sobre o tênis autoajustável

O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…

20 horas ago

This website uses cookies.