Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Compartilhar

Embrapa promove curso de gestão de coleções microbianas para Cone Sul.

 

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 26 a 29 de novembro de 2013, o curso Gestão de coleções de culturas e protocolos de trabalho, com o objetivo de capacitar os participantes na formação e gestão de coleções microbianas.

 

O curso é voltado a profissionais, pesquisadores e professores que trabalham com recursos genéticos microbianos nos países membros do Cone Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Por isso, será ministrado em português e espanhol.

 

As inscrições podem ser feitas no período de 6 a 14 de novembro na página da Embrapa pelo endereço eletrônico: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2013/curso_gestaoColecoes.html A Embrapa investe na formação de coleções de micro-organismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação há quatro décadas.

 

Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam micro-organismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais, entre outras. Essas coleções geram muitos dados de pesquisa e informações de grande importância para diferentes áreas da ciência e tecnologia.

Anuncio congado imagem

 

O curso vai possibilitar a troca de informações e a cooperação entre os gestores das coleções em relação a requisitos de boas práticas de manipulação, identificação, caracterização, preservação, armazenamento e fornecimento de culturas, a partir da padronização de protocolos de trabalho e estabelecimento de sistema de gestão, visando melhorar o desempenho de suas funções sociais e econômicas. Para isso, vai contar com aulas teóricas e práticas voltadas à formação e gestão de coleções de bactérias, fungos e vírus, envolvendo todas as etapas: amostragem, isolamento, identificação e conservação desses micro-organismos.

 

Participam também da organização do curso as seguintes unidades de pesquisa da Embrapa: Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ); Embrapa Algodão (Campina Grande, PB); Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS); Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); Embrapa Soja (Londrina, PR) e Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC).

 

Fonte: Embrapa.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *