Plantio da soja se aproxima dos 70% em MS

O plantio da soja na safra verão 2013/14 em Mato Grosso do Sul atingiu o percentual de 67,1% do total da área destinada ao cultivo da oleaginosa, o equivalente a 1,4 milhão de hectares.  De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), a área média cultivada por município é de aproximadamente 33 mil hectares e o volume de chuvas tem colaborado para a eficácia do plantio.

 

Na evolução do plantio da soja por região, o Sul do Estado soma 72,5% já concluído. Juti se destaca com 10 mil hectares já cultivados, 90% da sua área destinada ao cultivo da soja. Em seguida Laguna Carapã, Amambaí, e Rio Brilhante, contam com 80% do plantio concluído.

 

Ao Centro-Norte de MS os agricultores já semearam 58,6% da área. Segundo a Aprosoja/MS, Pedro Gomes calcula 80% do processo finalizado, seguido por Chapadão do Sul e Sidrolândia, ambas com 70%.

 

As informações do relatório do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) confirmam que as chuvas colaboraram para o ritmo acelerado do plantio e que o nível pluviométrico médio registrado no Estado entre 21 a 27 de outubro foi de 29,2 milímetros.

 

Estoque de grãos

De acordo com a Granos Corretora, parte dos grãos colhidos nas safras anteriores ainda está armazenada em MS. A quantidade de milho safrinha do ciclo 2012/13 ainda estocado é de 3,3 milhões de toneladas, enquanto que o volume de soja que resta ser comercializada se aproxima das 120 mil toneladas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

5 habilidades impressionantes dos cães que as pessoas nunca vão conseguir competir

Muito além da obediência: algumas capacidades dos cães continuam desafiando a ciência e explicam por…

2 horas ago

5 plantas para fazer quintais pequenos parecerem muito maiores e criar uma profundidade visual surpreendente

Com as plantas certas, até poucos metros quadrados podem ganhar camadas, altura e uma sensação…

2 horas ago

9 curiosidades sobre o corpo humano que acontecem diariamente sem que a maioria das pessoas perceba o que está ocorrendo

O corpo humano realiza milhares de ajustes silenciosos por dia para manter equilíbrio, proteção, energia…

5 horas ago

O que está por trás da queda dos grãos na bolsa de Chicago?

A safra americana de grãos avança em boas condições e aumenta a pressão sobre soja,…

15 horas ago

Minifrutas ganha espaço e abre nova oportunidade para produtores

O minikiwi lidera a tendência das minifrutas no Brasil, impulsionada por lares menores, praticidade no…

15 horas ago

Safra de Trigo do RS Deve Cair 36% e Acende Alerta no Setor

A safra de trigo do RS deve cair 36,4% em 2026 devido à redução de…

16 horas ago

This website uses cookies.