Travamento do crescimento do girassol

Falta de investimento trava o crescimento da cultura do girassol no país.

 

Publicidade

A instalação de novas indústrias e a falta de investimentos tecnológicos travam o crescimento da cultura do girassol no país. A área projetada para a safra 13/14 deve ser a mesma da temporada passada, em torno de 68,7 mil hectares, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção brasileira deve registrar um leve aumento de 0,6%, passando para 108,8 mil toneladas, considerando um produtividade média de 1,5 mil quilos por hectare.

 

Para os produtores e especialistas do setor, a cultura tem potencial de crescimento, principalmente na agricultura familiar. No entanto, é preciso obedecer alguns critérios, como a necessidade de instalação de indústrias próximas as lavouras. “O custo com transporte pode ficar mais caro que a soja, por exemplo. Isso porque, em caminhão que caberia 35 toneladas de soja, de girassol chegaria a 20 toneladas apenas”, explica o produtor Sérgio Stefanello, que tem uma área de 4 mil hectares em Campo Novo dos Parecis e produz até 7 mil toneladas de girassol em uma safra.

 

Conforme o agricultor, o óleo de girassol produzido é exportado, mas o farelo, usado para a alimentação de animais, é consumido no mercado local. Ele destaca que está sendo desenvolvido em Campo Novo dos Parecis um parque industrial. A região é responsável por produzir quase 90% do girassol cultivado em Mato Grosso.

 

O estado, por sua vez, é o maior produtor brasileiro do grão, levando em conta uma produção de 85 mil toneladas em uma área de 50 mil hectares. Para Stefanello, apesar do avanço , a cultura necessidade de novas tecnologias para ampliar a produção. “A cultura do girassol em Mato Grosso vem se consolidando nos últimos anos. É uma cadeia em evolução”, acrescenta o professor de agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso, Aluísio Borba Filho. Conforme ele, essa evolução incentiva a geração de empregos no estado.

 

O professor destaca que a expansão da cultura está atraindo novas empresas para Mato Grosso. “ As indústrias estão mais confiantes em investir no estado, isso porque identificaram um potencial de crescimento da cultura”. o engenheiro agrônomo da Petrobras, Gustavo Teixeira Heleno, acredita que o incentivo da produção de óleo de girassol dentro da agricultura familiar contribui para a expansão da cultura. Ele explica que por lei é obrigatório que 30% do óleo de girassol adquirido pela estatal seja dos pequenos produtores.

 

Heleno explica que os grandes produtores não tem interesse pela cultura, porque preferem o cultivo da soja. “Sabemos que o girassol não irá competir com a soja, por exemplo, que tem um valor agregado maior. Mas a oleaginosa é responsável por elevar o preço do girassol”, ressalta. Já os pequenos produtores, conforme o representante da Petrobras, conseguem reduzir o custo de produção. “Os grandes precisam adaptar maquinários de outras culturas para o cultivo do girassol. Na agricultura familiar é usada a mão de obra”.

 

 Fonte: Agrodebate Vivian Lessa.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

4 cuidados com gerânio que estimulam floração abundante mesmo em vasos menores e evitam períodos longos sem flores

Veja como estimular gerânio em vasos menores com luz, poda e adubação equilibrada para manter…

16 minutos ago

3 sinais discretos de que seu cachorro pode estar com dor nas articulações — e o comportamento muda antes mesmo do choro aparecer

Saiba como identificar sinais discretos de dor nas articulações do cachorro antes que o problema…

21 minutos ago

Preço da Novilha Gorda: O que explica a subida repentina?

Confira a cotação atualizada do preço da novilha gorda em todo o Brasil. Veja onde…

16 horas ago

Preço da Vaca Gorda sobe e anima pecuaristas: Veja valores

Confira o preço da vaca gorda hoje nas principais praças do Brasil. Tabela detalhada com…

16 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg: Veja os valores em 30 cidades

O preço da soja saca de 60 kg apresenta variações importantes entre portos e interior.…

16 horas ago

Preço do milho: Veja os valores atualizados em 8 estados

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe a cotação da…

17 horas ago

This website uses cookies.