Chuvas irregulares atrasam plantio de soja em MT

SÃO PAULO – O plantio de soja em Mato Grosso, maior Estado produtor do Brasil, está 7,23 pontos percentuais atrasado em relação ao início de outubro de 2012, em meio a chuvas irregulares na região, informou na sexta-feira um órgão de pesquisa. Da área prevista para esta safra, 1,4 por cento das lavouras já estão semeadas, contra 8,6 por cento em 4 de outubro do ano passado, disse o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

Publicidade

As chuvas na região têm sido irregulares, o que atrapalha o plantio, disse a Somar Meteorologia. “Os produtores estão bastante preocupados. As chuvas mais regulares vão chegar apenas em meados deste mês”, disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos. Após o período de seca do meio do ano, os agricultores do Centro-Oeste esperam o início da temporada de chuvas, a partir de meados de setembro e outubro, para que as lavouras tenham a umidade necessária para garantir o desenvolvimento das sementes.

 

A pressa é maior para os produtores de Mato Grosso que planejam plantar algodão imediatamente após a soja. A oleaginosa precisaria ser plantada até este sábado, permitindo a colheita a tempo de que sejam aproveitadas as condições ideais para a semeadura do algodão, lembrou Santos. A projeção do Imea é de que sejam plantados, ao todo, 8,277 milhões de hectares com soja em Mato Grosso, com colheita de 25,28 milhões de toneladas, cifras recordes.

 

Fonte: Reuters Por Gustavo Bonato.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Preço do milho: Onde a saca de 60 kg vale mais hoje?

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Tabela atualizada com valores…

13 horas ago

Preço da soja hoje: Rio Grande lidera cotações no Brasil

Confira o preço da soja hoje nas principais regiões produtoras. Veja as cotações por estado,…

13 horas ago

Preço da Vaca Gorda: Alta nas praças pressiona o mercado

Confira a atualização do preço da vaca gorda nas principais praças brasileiras. Veja onde houve…

13 horas ago

Cortes de poda: como fazer e usar uma pasta cicatrizante caseira com vaselina, canela e própolis para proteger suas plantas

Aprenda como proteger cortes de poda com pasta caseira de vaselina, canela e própolis e…

14 horas ago

Preço do Boi China: SP e PR lideram com arroba a R$ 355

Confira a tabela atualizada do Preço do Boi China em 27/02/2026. São Paulo e Paraná…

14 horas ago

Cravo-da-índia no limão funciona mesmo? Entenda os efeitos práticos e quando a combinação vale a pena

Descubra se cravo-da-índia no limão realmente afasta insetos e quando essa mistura natural vale a…

14 horas ago

This website uses cookies.